O blues é cheio de nuances sonoras e é provável que todas elas estejam representadas durante a programação do Mississippi Delta Blues Festival (MDBF). Mas o gênero, também considerado pai do rock, transcende em algumas performances que poderão ser conferidas entre esta sexta e o sábado. Há quem incline-se mais para o lado do jazz, outros do folk, do pop. O Pioneiro separou cinco exemplos de artistas que levarão uma espécie de respiro além do blues ao MDBF.
>> Veja infográfico com algumas atrações do festival
>> Veja programação completa do MDBF
Confira:
LOS MIND LAGUNAS
Começa que esse grupo é mexicano, o que de cara já confere a seus integrantes uma atmosfera meio Ritchie Valens, ainda mais quando você olha para os topetes e figurinos alinhados dos moços. Mas quando o som começa a rolar é possível identificar outras vertentes. O blues, claro, é a principal delas - as levadas tradicionais do baixo não deixam mentir _ mas algumas canções trazem ainda a energia do surf music e o groove do funky.
Para quem gosta de: B. B. King, Stray Cats
Quando: nesta sexta, às 19h05min, no palco principal
FLOR HORITA
Essa moça argentina faz um blues bem sofisticado. Da guitarra que empunha, nascem solos muito limpos que emolduram sua doce voz. A batida aqui é bem mais pop, com pitadas de jazz contemporâneo. Em Caxias, ela deve apresentar algumas composições próprias, a maior parte em inglês. As canções vão integrar o primeiro CD de Flor, com previsão de lançamento para 2015. As influências dela na guitarra são expressivas e contemplam reis do naipe de B.B. King e Freddie King. O vocal, porém, vai para um lado muito mais suave.
Para quem gosta de: Norah Jones, Donny Hathaway e Madeleine Peyroux
Quando: neste sábado, 21h55min, no palco Magnolia
TARYN
Uma versão loira de Jessica Rabbit, saída de um cabaré glamouroso dos anos 1950. Essa é a imagem que Taryn passa sem o microfone em mãos. Dona de um timbre arrebatador, assim que ela começa a cantar você pode achar que Billie Holiday e Robert Plant tiveram uma filha juntos. Brincadeiras à parte, a origem da moça é mesmo nobre, Taryn faz parte da quinta geração da família do pianista polaco Wladyslaw Szpilman (aquele retratado no filme O Pianista, de Polanski). A cantora gravou discos e um DVD com o Rio Jazz Orchestra, também estrelou espetáculos como o Divas do Jazz. Além disso, tem trabalho solo com composições próprias e cacife de sobra para homenagear as grandes estrelas de quem é fã.
Para quem gosta de: Billie Holiday, Etta James, Led Zeppelin, Muddy Waters e Ray Charles
Quando: neste sábado, às 23h40min, no palco Magnolia
LENNON Z
Para falar das referências musicais de Lennon Z, dá para criar uma cena fictícia: imagine o homem de preto Johnny Cash se divertindo numa festa rockabilly sediada em pleno CBGB's. É algo por aí. O cara tem história no underground de Caxias, já tocou punk, tem banda de surf music e, com o projeto Lennon Z and The Sickboys, investe no lado mais cru da rockabilly. O show costuma ter até versões folk de Ramones e Motorhead, mas também muito swing tradicional dos anos 1950 para balançar qualquer topete engomado de gel.
Para quem gosta de: Johnny Burnette, Elvis Presley, Bill Haley, Johnny Cash, Carl Perkins, Ramones
Quando: neste sábado (horários indefinidos), no palco Folk
LUIZA CASÉ *
Esqueça o parentesco com Regina Casé - se isso é possível. Talvez o maior chamariz para conferir o trabalho de Luiza Casé seja o fato de ela ter vencido o programa Geleia do Rock, do Multishow. E se o som dela não é, assim, uma geleia geral, tem uma mistura que dá caldo: pode ir do reggae ao pop, passando - sempre - pelo rock e até pelo samba - lembra de A Morena, da trilha do remake de Gabriela?
Também atriz _ foi a Lorelai de Malhação -, Luiza deve estar acompanhada por um timaço formado por Otávio Rocha (guitarra, Blues Etílicos), Beto Werther (bateria, ex-Big Allanbik), Cristiano Crochemore (guitarra) e Cesar Lago (baixo, Beale Street). Ah, sim, Luiza é prima em segundo grau de Regina Casé.
Para quem gosta de: Etta James, Muddy Waters, Cream
Quando: neste sábado, no Magnolia Stage, às 18h30min e 20h20min
* Por Tiago Garziera
Misturas
Escolhemos cinco atrações do MDBF, em Caxias, que mesclam blues com outras referências
Programação do festival vai até este sábado
Siliane Vieira
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project