O projeto Caxias Soul Duetos reúne os músicos Luis Vagner e Lazaro Nascimento, nesta quinta-feira, em Caxias do Sul. A apresentação ocorre às 20h30min, na Casa da Etnias (Rua Luiz Antunes, s/n), bairro Panazzolo). A entrada é franca, mas ingressos devem ser retirados na recepção do Centro de Cultura Ordovás, das 8h as 19h.
Nos anos 1960, Luis Vagner integrou a banda Os Brasas, que forjou o DNA do rock gaúcho. Saindo de Porto Alegre, eles chegaram a fazer parte do elenco fixo da TV Excelsior (canal 9).
Tido com um dos precursores da psicodelia guitarreira, Luis Vagner logo se envolveu em trabalhos como arranjador e produtor. As mudança para o Solar da Fossa - endereço carioca frequentado por gente do naipe de Tim Maia, Cassiano, Glauber Rocha, Rogério Duarte e Paulo Leminski - facilitou o contato com as vertentes mais relevantes da época.
O músico voltou atenções para sonoridades além da Jovem Guarda psicodélica que fazia com Os Brasas. No primeiro disco solo, Simples (1974), sua inseparável guitarra engrenou para o lado do samba-rock e do reggae, companheiros até hoje.
- Ouvindo a orquestra do meu pai, lá em Santa Maria, já tive contato desde muito cedo com chorinho, jazz, samba, chá-chá-chá. Meu pai tocava vários instrumentos, aliás, meu nome, é por causa do Wagner (Richard Wagner, maestro alemão do século 19), sabe - conta ele.
Atualmente, Luis Vagner trabalha na mixagem de dois novos discos, com previsão de lançamento para 2015. Em Caxias, ele vai mostrar um apanhado da carreira solo.
Música
Um dos precursores do rock gaúcho, Luis Vagner é atração em Caxias do Sul nesta quinta
Ele mostra canções da carreira solo, mais inclinadas ao samba-rock e reggae
GZH faz parte do The Trust Project