Um dos responsáveis por separar o que é publicável do que é descartável entre os originais que chegam à Editora Novo Século, Cleber Vasconcelos falou ao Pioneiro sobre aspectos que considera fundamental na hora do autor submeter seu livro à avaliação. Leia abaixo a entrevista completa:
Confira a reportagem completa sobre o que os editores buscam nos novos autores da literatura brasileira
Pioneiro: O que os editores da Novo Século, especialmente do selo Talentos..., procuram nos novos autores de literatura? Que tipo de perfil agrada?
Vasconcelos: Analisamos todos os perfis, sem nenhum tipo de preconceito ou pré julgamento, mas dois pontos nos chamam muito a atenção originalidade e criatividade. Há também o elemento humano, qual o tipo de ser humano pleiteia entrar em nosso catálogo? Está disposto a aprender....como encara sua literatura, entende que precisa evoluir....possui carisma? Hoje o autor não sobrevive se tiver apenas uma excelente literatura é preciso também ser um ser humano especial.
Pioneiro: Quais os principais critérios levados em conta para um livro ser publicado ou descartado?
Vasconcelos: Originalidade e criatividade, nos especializamos em desenvolver o autor e sua escrita, se ele preservar suas raízes há uma grande chance de vir a pertencer ao nosso catálogo. Queremos pessoas que escrevam sobre suas crenças, regiões geográficas, aprendizado de vida e etc., entendemos que nossos leitores viajam e se desenvolvem como pessoas através de nossas publicações.
Existe alguma lacuna no mercado literário à espera de ser preenchida e que ainda não tenha sido percebida pelos novos autores?
Temos muitos assuntos ainda não abordados, alguns tabus, é preciso inovar. Há 6 anos, quando dedicamos um selo do nosso grupo editorial à literatura brasileira, fomos considerados malucos. Hoje temos mais de 700 títulos publicados e inúmeras editoras tentando repetir o trabalho. O autor nacional precisa acreditar na sua cultura, no seu país, na sua região, há muito o que se criar com a nossa história e poucos perceberam isto....
Quanto tempo leva a avaliação do material até o retorno para o autor?
A primeira avaliação, que chamamos de comercial, ocorre em pouquíssimo tempo, neste momento avaliamos originalidade e criatividade, sabemos bem o que queremos publicar, fica fácil detectar nas primeiras páginas ou mesmo em uma sinopse bem feita os potenciais autores.
Quais as tuas dicas para o aspirante a escritor que ainda sonha em ter o primeiro livro publicado?
Ame o seu país, sua região, a história da sua vida....assim como pretende ser amado por nosso mercado. É preciso ser original e criar a partir desta originalidade, levar sonho, aprendizado aos leitores. Não desista nunca, lute por sua literatura, que um dia você chega lá.