Diretor do drama político Incêndios (indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro) e do thriller Os Suspeitos, Denis Villeneuve assina a produção que entra em cartaz nesta quinta-feira em Caxias. 'O Homem Duplicado', baseado no livro homônimo de José Saramago, é a atração no cinema do Centro de Cultura Ordovás (Luiz Antunes, 312).
O Tertuliano de Saramago se transfigura. No filme, ele é Adam, que como no livro também é professor de História, mas vive em Toronto. Na pele de Jake Gyllenhaal, ele é um sujeito introspectivo, angustiado pela repetição, mergulhado em uma rotina que aos poucos o consome. Todos os seus dias parecem iguais até o momento em que um colega lhe recomenda um filme.
Ao assisti-lo em seu computador, Adam descobre, em uma pequena participação, um ator que se parece muito com ele. A semelhança o intriga e ele resolve ver outros longas com o artista e por fim investigá-lo: acaba descobrindo que ele e Anthony, seu sósia, são mesmo absolutamente idênticos, apesar de levarem vidas muito diferentes.
Gyllenhaal, de quem Villeneuve já havia conseguido um ótimo desempenho em Os Suspeitos, consegue, graças a pequenos nuances de sua interpretação, distinguir Adam de Anthony em uma atuação potente, neste bom exemplo de adaptação cinematográfica, que não teme ousar.
O filme fica em cartaz entre os dias 2 e 12 de outubro, às quintas e sextas (19h30min) e sábados e domingos (20h). Ingressos a R$ 8 (idosos e estudantes pagam R$ 4).
Imagem e semelhança
'O Homem Duplicado' estreia nesta quinta, em Caxias
Filme do diretor de 'Incêndios é baseado em obra de José Saramago
GZH faz parte do The Trust Project