O moradores do bairro Serrano, de Caxias, se uniram para formar um grupo amador de cinema, o Sala 2 - Caxias em Ação. Tudo começou com o trabalho voluntário do cinegrafista Celso Perotto, que iniciou aulas de princípio básicos do cinema no bairro. Famílias de moradores gostaram da ideia de brincar com a câmera e participaram dos cerca de cinco meses de oficinas. Nesta quarta, eles lançam o primeiro filme produzido de forma totalmente independente. O Mato do Gritador era para ser um curta de 20 minutos. Ao longo das filmagens, se tornou um média de 45, que será apresentado às 19h30min, na sala de cinema Ulysses Geremia. A entrada é franca.
Perotto, que dirigiu o filme, conta que a ideia da história de O Mato do Gritador, cujo roteiro foi escrito por Roberto Nichetti, surgiu de um fato real.
- Eu conheci essa história há uns 20 anos. Um rapaz me contou que ele e uns amigos foram acampar. Quando caiu a noite eles ouviam gritos o tempo todo e não conseguiram ficar no lugar, se assustaram e foram embora. Então foram falar com um vizinho que disse que o mato gritava a noite inteira. Daí eu pensei em fazer esse filme, é uma história de um mato que grita - relata o diretor.
Na trama, um casal compra uma chácara e não consegue se estabelecer no lugar por causa dos barulhos estranhos que persistem em assustá-los. Ao falar com um morador antigo, descobrem uma história mal resolvida dos antigos moradores do local. As gravações demoraram cerca de três meses com o trabalho de pessoas de diferentes profissões e que, até então, não faziam ideia de como funciona os bastidores do cinema. Além dos personagens principais, o filme contou com cerca de 80 figurantes.
Para o diretor, o maior resultado é a mobilização de pessoas que nunca imaginaram a possibilidade de fazer um filme.
- Partimos de uma ideia simples, de pessoas simples. A obra daria um longa, mas pelo pouco recurso a gente conseguiu atingir um ótimo resultado, partindo de pessoas no bairro Serrano que disseram: "vamos fazer um filme?", e a gente fez. Com o andar da carruagem o filme começou a ganhar muito corpo. Eles não sabiam o que estavam fazendo, quando viram o filme, se deslumbraram - relata Perotto.
Cinema
'O Mato do Gritador' será lançado nesta quarta em Caxias
Grupo amador Sala 2 - Caxias em Ação é composto por moradores do bairro Serrano
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: