Na beirada dos paredões de basalto do cânion Palanquinhos há várias árvores nativas cujo nome batizou o distrito no qual ele se localiza: Criúva. O lugar está cotado para ser parque turístico, entretanto, quem chega até lá encontra a paisagem 100% natural.
Para ter acesso aos cânions é preciso ir até o centro de Criúva, seguir por São Jorge da Mulada, e enfrentar mais 18 quilômetros de estrada de chão. A última placa indicativa do lugar, com a inscrição "Kênio", foi feita por um morador para suprir a falta de sinalização.
Apesar do trajeto não asfaltado, qualquer carro pode percorrer o caminho com tranquilidade. Partindo de Caxias, leva-se cerca de uma hora e meia para chegar à beira do paredão.
Há apenas uma empresa de turismo que explora tanto os Palanquinhos quanto a localidade de Criúva. A Criúva Operadora é uma agência familiar composta por Guadalupe Traslatti Pante, 31 anos, e pelos pais dela, Átilas Pante, 72, e Cláudia Traslatti, 61.
Os roteiros pelos cânions vão desde uma caminhada de 20 minutos pela superfície até trilha de 17 quilômetros pelo fosso. Os pacotes contemplam diversos pontos de Criúva, com preços que vão de R$ 30 a R$ 150 por pessoa, acessíveis a todas as idades e condicionamento físico, incluindo a comunidade no programas turísticos.
>>INFOGRÁFICO: confira dicas para curtir Criúva
Além de visitar os Palanquinhos, a reportagem do Pioneiro conferiu alguns desses trajetos.
Turismo local
Os roteiros turísticos de Criúva, distrito de Caxias do Sul
Turismo no distrito de Caxias é extenso e oferece os mais variados passeios e acolhimento ao visitante
GZH faz parte do The Trust Project