Pelo menos seis excursões com aficionados pela cultural pop japonesa sairão de Caxias para participar do 20º Animextreme, evento multitemático que reúne de rpgistas (jogadores de RPG) a gamers, em Porto Alegre, sábado e domingo, na Fiergs.
Emmanuel Rambo dos Santos, 21 anos, organiza uma destas caravanas desde 2010:
- Comecei a organizar as excursões para ajudar um grupo de amigos a ir ao evento. Para esta edição, disponibilizei 46 vagas. Mas já fechei dois ônibus, totalizando 92 pessoas.
Santos faz curso de língua japonesa e começou a desenhar inspirado pelos mangás. Hoje, cursa o 9º semestre de Artes Visuais na UFRGS. O primeiro contato com os animes aconteceu em 1994, com "Os Cavaleiros dos Zodíaco". Mas o jovem não aprecia somente a cultura pop, mas também o folclore japonês:
- Acho que minha atração pela cultura japonesa vai continuar comigo por toda minha vida, mas certamente, como já mudou, vai continuar mudando. Se na minha infância meu maior foco eram os animes, hoje posso dizer que o folclore japonês e as tradições de lá me atraem mil vezes mais.
Uma das atrações deste encontro também são os cosplayers. Abreviação de costume play (vestir e interpretar), cosplay é o termo que designa as fantasias de personagens usadas por fãs.
Como no Japão
Caxienses participam do Animextreme, em Porto Alegre
Pelo menos seis excursões com amantes da cultura pop japonesa sairão da cidade
GZH faz parte do The Trust Project