Judi Dench tem 79 anos e, por causa de um problema na retina, já não consegue mais ler. A atriz britânica decora os textos com a ajuda da filha e, ainda assim, alcança interpretações emocionantes como a do filme Philomena. No longa dirigido por Stephen Frears (de A Rainha), ela vive uma mãe que busca encontrar o filho do qual foi separada 50 anos antes. O trabalho rendeu a ela a 4ª indicação ao Oscar na categoria melhor atriz. Dench perdeu a estatueta para Cate Blanchett, pelo trabalho em Blue Jasmine.
Além de Philomena, Judi Dench concorreu como melhor atriz pelas interpretações em Sua Majestade, Mrs. Brown (1997), Iris (2001), Sra. Henderson Apresenta (2005) e Notas sobre um Escândalo (2006).
Já na categoria atriz coadjuvante, ela venceu com o papel da monarca britânica, Elizabeth I, em Shakespeare Apaixonado (1998) e recebeu nova indicação a coadjuvante por Chocolate (2000).
No Oscar 2014, Philomena também concorreu nas categorias melhor filme, melhor roteiro adaptado (Steve Coogan e Jeff Pope) e melhor trilha sonora (Alexandre Desplat). O filme fica em cartaz em Caxias na Sala de Cinema Ulysses Geremia. As sessões ocorrem até o dia 27 de abril, nas quintas e sextas, às 19h30min, e nos sábados e domingos, às 20h. Ingressos custam R$ 8 e R$ 4 (estudantes e idosos). O filme tem 98min e a classificação é de 12 anos.
Talento reconhecido
Judi Dench concorreu ao Oscar de melhor atriz pela 5ª vez com longa 'Philomena'
Filme estreia em Caxias do Sul nesta quinta-feira
GZH faz parte do The Trust Project