O ator José Wilker, morto neste sábado aos 66 anos, teve uma passagem marcante por Caxias do Sul. Em 1995, ele fazia parte do elenco de A Maracutaia, peça encenada no palco do Teatro Pedro Parenti, na Casa da Cultura Percy Vargas de Abreu e Lima. Dirigida por Miguel Falabella, a adaptação cômica de A Mandrágora, de Maquiavel, contava também com a atuação de Giuseppe Oristânio, Monica Torres, Luis Salem, Thelma Reston e Ernani Moraes.
A diretora da Casa da Cultura na época, Guadalupe Bolzani, recorda que o espetáculo também foi apresentado em Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo.
- Foi um momento muito importante para a cidade porque integrávamos o circuito nacional de teatro. Tivemos casa lotada nas duas apresentações. O José Wilker fazia um político com viés cômico, bem diferente dos papeis dramáticos que estávamos acostumados a ver na TV. Além de ator excepcional, ele se mostrou uma pessoa incrível - recorda Guadalupe, hoje coordenadora do curso de Artes Visuais da Universidade de Caxias do Sul.
Na ocasião, Wilker esteve hospedado com o restante do elenco no Bela Vista Parque Hotel, em Ana Rech. O gerente comercial Clademir Basso lembra que o ator se manteve bastante concentrado no estudo da peça, mas que demonstrava simpatia e simplicidade ao encontrar hóspedes e funcionários nos dois dias que permaneceu no hotel.
- A gente tinha uma imagem dos papeis duros das novelas, mas ele se mostrou um contador de piada de primeira. Gostava de comida simples e leve e não era um estrelão, definitivamente.
Gente
José Wilker apresentou peça em Caxias do Sul em 1995
Ator integrou elenco de A Maracutaia, no palco do Teatro Pedro Parenti da Casa da Cultura
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: