O tradicional dança argentina é usada como contexto para o espetáculo teatral Tango, que estreia neste domingo em Caxias. A trama, na verdade, é sobre em relações entre homem e mulher nos bastidores do trabalho coreográfico. A apresentação ocorre domingo e segunda-feira na Sala de Teatro Professor Valentim Lazzarotto, a partir das 20h.
Na trama, Ricardo (Roberto Ribeiro) tenta ensinar Elsita (Tina Andrighetti) a dançar tango. Entre um passo e outro, inicia-se o conflito instigado pelos códigos fixos da dança, nos quais o homem dá as ordens e a mulher precisa obedecer, sem poder sugerir uma mudança de ritmo ou um passo diferente.
- Quem marca o compasso é o homem. Esse texto me interessou porque permite mostrar a essência das relações entre homem e mulher em determinados contextos culturais e políticos. Não é uma peça inocente, e também não é uma comédia. A pessoa que dança tango pode se sentir despida porque está revelando o código interno do tango, o que está por trás - reflete a diretora do espetáculo, a argentina Ana Woolf.
Os ensaios foram divididos entre Brasil e Argentina e a dupla de atores praticou a dança nas tanguerias de Buenos Aires. De acordo com o ator Roberto Ribeiro, trabalhar com o tango também não foi tão simples e natural como é para os argentinos.
- Nós não sabíamos nada de tango, começamos a ter aulas em Caxias. Como fizemos ensaios em Buenos Aires, aproveitamos e fizemos aulas lá também, em várias tanguerias. O tango tem uma linguagem de movimentação do corpo que a gente não está habituado, tivemos que absorver para criar material cênico - relata.
Além de domingo e segunda, o espetáculo também será apresentado no dia 26, às 18h e 20h30min, e no dia 27, às 20h. Os ingressos Custam R$ 20 e R$ 10 (estudante e idoso), e estão à venda na Óptica Martinato (Júlio, 1.867 _ % 54 3221.2390). A classificação indicada para a peça é 16 anos.
Teatro
Espetáculo 'Tango' estreia neste domingo em Caxias
Peça mostra relação entre homem e mulher com dança argentina como pano de fundo
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: