Representativo do momento de independência artística da bailarina paulista Cláudia Müller, o espetáculo Dois do Seis de Setenta, que será apresentado nesta quinta-feira, às 20h, na Sala de Teatro Prof. Valentim Lazzarotto, é norteado por questões de posse e comando, como o questionamento quanto ao dono do corpo do bailarino.
- O que eu fiz por decisão minha e pelo meu corpo? E o que outras pessoas fizeram, coreógrafos e afins? Esse era o mote do trabalho, a questão do que você constrói em você mesmo - reflete.
O espetáculo, que faz parte da programação do 7º Encontro em Comemoração ao Dia Internacional da Dança, foi criado em 2004, quando Cláudia decidiu se desvencilhar de companhias de dança e trabalhar como artista independente e dar vida aos seus próprios projetos.
A ideia de pertencer a algum grupo, para a bailarina, vai além da própria questão de autonomia ou liberdade artística. Também reflete sobre o tipo de histórico que o pensamento artístico de outra pessoa - o coreógrafo - deixa no corpo daquele que executa as ideias - o bailarino. O próprio nome do espetáculo simboliza essa ideia. A data de nascimento da bailarina foi dada como título para representar a primeira cicatriz no corpo de qualquer pessoa, provocada pelo corte do cordão umbilical.
- É a minha primeira marca. A gente vê o bailarino como alguém que tem o corpo apto, virtuoso, mas também é o corpo que está sempre com marcas e muito machucado, ainda mais quando trabalha em companhias com o desejo dos outros. Que marcas são essas? - questiona.
Logo após o espetáculo, Cláudia exibe o videodança Fora de Campo, seguido de bate-papo e lançamento do livro Dança Contemporânea a Domicílio, no qual é organizadora.
A bailarina também promove, nos dias 25 e 26 de abril, das 11h30min às 16h30min, no Centro de Cultura Ordovás, a oficina O crítico espectador. Qualquer pessoa que goste de apreciar movimentos artísticos de qualquer linguagem, seja dança, teatro, cinema, etc., pode participar. A inscrição é gratuita por meio do telefone (54) 3901.1316 - ramal 203.
Retorno às marcas
'Dois do Seis de Setenta' ocorre nesta quinta em Caxias
Espetáculo faz parte da programação do 7º Encontro em Comemoração ao Dia Internacional da Dança
GZH faz parte do The Trust Project