Peões e prendas se reuniram na noite desta quinta-feira para conferir o show de lançamento do 5º Festchê no Espaço Multicultural do Parque de Eventos da Festa da Uva. César Oliveira e Rogério Melo abriram a noite com, não poderia ser diferente, o Hino do Rio Grande do Sul, acompanhados de cerca de 17 mil pessoas, de acordo com estimativa da Brigada Militar. Quem fez as honras da casa e apresentou cada uma das atrações foi Omair Trindade.
O rodízio de 10 nomes que da música gaúcha - cada grupo apresentou de duas a três músicas - iniciou om Elton Saldanha que puxou palmas para entoar a famosa estrofe de Eu Sou do Sul e já engatilhou Castelhana e A Primeira Vez. Walter Moraes cantou Passando o Mango na Morte e Coisas de Mundo e de Peão, seguido de Gilnei Bertussi e Os Bertussi que apresentou músicas do último disco do grupo que já persiste em sua terceira geração.
Botas bateram no chão e as vozes da gauchada se ergueram para cantar e afirmar Eu Sou Bagual junto com Joca Martins, que subiu no palco com o chavão "aí que eu me refiro". Antes de terminar sua performance, Joca ainda sacou seu telefone celular para fazer uma selfie com o público de fundo, que foi postada em seu Facebook logo depois da apresentação com a legenda "Obrigado Caxias!!! Obrigado Festchê!!!".
O Grupo Rodeio não deixou o público esfriar com performance em parceria com Os Gaudérios. Os bailarinos literalmente riscaram a faca na bota e se movimentaram em duas coreografias. O vocalista do Grupo Rodeio girou uma bandeira do Rio Grande do Sul enquanto cantava Gritos de Liberdade. Ernesto Nunes veio em seguida e apresentou Te Amo Rio Grande e Casa de Praia.
A atração seguinte era a mais esperada de Leonardo Weber Capelin, de dois anos. Pilchado, Leonardo foi levado ao show pelos pais, Márcio e Raquel Capelin, para ver Os Monarcas.
- A gente veio ver todos, mas ele gosta dos Monarcas, tem até um DVD. Ele também tem uma gaita, então ele fica na frente da tv assistindo e tentando tocar - relatou o pai.
Depois do grupo, quem assumiu o palco foi César Oliveira e Rogério Melo seguidos de Tchê Barbaridade, que animaram com É Sábado O Dia, Me Chama no Fole, Vanerero e Eu Sou Gaúcho. Antes de encerrar, o vocalista desejou "que o Festchê se perpetue e nunca acabe" e ainda chamou o Grupo Rodeio para retornar e terminar com Bombacha Preta.
Festa da Uva
Festchê reuniu cerca de 17 mil pessoas nos Pavilhões da Festa da Uva, em Caxias do Sul
10 atrações da música gaúcha se apresentaram no Espaço Multicultural
GZH faz parte do The Trust Project