O Navi - Núcleo de Artes Visuais de Caxias do Sul comemora seus 25 anos de atividades com a abertura de exposição comemorativa à fundação do núcleo e lançamento do processo de virtualização do Acervo Municipal de Artes Plásticas de Caxias do Sul. A atividade será às 20h, na Galeria de Artes do Centro Municipal de Cultura. O projeto Diálogos NAVI 25 anos prevê, além dessa atividade, produção e distribuição de e-cards, cartelas de adesivos e blocos de desenhos. Revendo sua trajetória e apostando e novas formas de atuar, o NAVI anuncia-se como uma plataforma de atividades artísticas. Assim, assume o papel de articulador do ambiente das artes plásticas em Caxias do Sul.
- Precisamos exercitar um olhar diferente, não trelado à coisa pronta, para estarmos abertos a lidar com o imprevisto. AQ cidade nunca vai poder dispensar o NAVI pois ele tem a marca de ser da cidade - diz a presidente do Núcleo, Mara de Carli Santos.
Dentre as atividades dos 25 anos, hoje será lançado o projeto de digitalização de mais de 1000 cartões postais do projeto NAVI- Arte Postal, em parceria com o AMARP- Acervo Municipal de Artes Visuais e Unidade de Artes Visuais de Caxias. Também serão apresentados cinco audiovisuais feitos por Liliam Maschio que documentam o processo de realização do Arte Postal no Ordovás, Campus 8 e Atelier Livre de Porto Alegre. Também será lançada a identidade visual, criada pelo designer Marco Aurélio Verdi, do projeto Diálogos NAVI- 25 anos/ E-CARDS.
Outra atividade do projeto é o lançamento em tempo real de 100 e-cards, previsto para o primeiro semestre de 2014. Os cartões virtuais criados por diferentes autores serão disponibilizados num hotsite para uma troca virtual de informações artísticas.
Também serão distribuídas à comunidade 1000 cartelas em adesivos com imagens de 34 trabalhos de artistas do NAVI que fizeram parte do projeto NAVI- Arte Postal e que permaneceram sem interferências.
A quarta ação consiste no lançamento e distribuição de 500 exemplares de publicação em forma de blocos de desenho com páginas em branco e o registro da história do NAVI. Isso será feito dia 30 de novembro, data da fundação da entidade, das 10h30min às 14 horas, na Do Arco da Velha Livraria e Café.