Destaque na seção Mesa do Almanaque deste fim de semana, a gastronomia funcional trabalha com alimentos ou ingredientes que produzem efeitos benéficos à saúde, além de suas funções nutricionais básicas.
Os alimentos funcionais caracterizam-se por oferecer vários benefícios à saúde, além do valor nutritivo inerente à sua composição química, podendo desempenhar um papel potencialmente benéfico na redução do risco de doenças crônicas degenerativas, como câncer e diabetes, dentre outras.
Para que a ação da gastronomia funcional tenha efeito, é necessário que o consumo destes alimentos seja regular a fim de que seus benefícios sejam alcançados. A indicação fica no maior uso de vegetais, frutas, cereais integrais na alimentação regular, já que grande parte dos componentes ativos estudados se encontra nesses alimentos.
Outra dica é substituir em parte o consumo de carne de vaca, embutidos e outros produtos à base de carne vermelha por soja e derivados (especialmente carne de soja e isolados proteicos de soja) ou peixes ricos em ômega 3;
É sempre importante que se tenha em mente que esses alimentos somente funcionam quando fazem parte de uma dieta equilibrada, balanceada.
Além das receitas de quiche de cogumelos com espinafre e do petit gateau (ambos zero lactose e zero glúten), o chef Gabriel Lourenço, da Escola Sal a Gosto, sugere esta dica de suco verde desintoxicante, que casa com a febre "detox" de limpeza do organismo com alimentos funcionais.
Suco verde detox
2 unid Folha de couve verde
300 ml Água de coco
½ colher gengibre fresco sem casca
1 unid Limão verde
200 gramas Abacaxi fresco sem casca
4 unid Folhas de hortelã
Modo de Preparo
Bater tudo muito bem no liquidificador e tomar imediatamente. Pode ser utilizado antes da prática de exercícios físicos ou no café da manhã para se recuperar daquelas noites de exagero.