A peça Recusa, que será apresentada nesta terça à noite no Ordovás, parte da história de dois índios de uma tribo considerada extinta parte de um episódio verídico - uma notícia publicada pela Folha de São Paulo em 2008, sobre a existência de dois sobreviventes - e, a ele, são agregados outros discursos que entrelaçam olhares.
Além do viés jornalístico, juntaram-se narrativas antropológicas, passagens míticas e discursos de entidades ligadas à causa indígena, bem como músicas e relatos transcritos dos próprios índios.
O processo de pesquisa para a construção desta montagem foi denso, com três anos e meio de preparação, tendo como maior desafio, segundo a diretora, Maria Thaís, o reconhecimento do outro.
- Essa tarefa de artista de entrar em um universo que se desconhece, reconhecer o outro como algo diverso e usar a capacidade expressiva para mostrar um universo que não é nosso - afirma.
PROGRAME-SE
:: O que: peça Recusa, da Cia Teatro Balagan (São Paulo)
:: Quando: terça, às 20h
:: Onde: Sala de Teatro Prof. Valentim Lazzarotto, no Centro de Cultura Ordovás (Rua Luiz Antunes, 312 - bairro Panazzolo)
:: Quanto: ingressos a R$ 20. Estudantes, idosos, classe artística e servidores municipais pagam R$ 10
:: Classificação: 14 anos
:: Duração: 90min
Artes cênicas
Cia de Teatro Balagan mostra peça 'Recusa' nesta terça, no Ordovás
Espetáculo integra programação do 15º Caxias em Cena
Tríssia Ordovás Sartori
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project