Poucos são os que conseguem passar incólume pelo hall de entrada do Campus 8 da Universidade de Caxias do Sul (UCS). Utilizando materiais alternativos, as criações dos alunos da disciplina Fundamentos da Educação Musical III, ministrada pelo professor Rafael Rodrigues da Silva, do curso de Música, atiçam a curiosidade e provocam a interação. Os que não têm familiaridade com a música, se divertem com o processo de descoberta. Já os mais experientes encontram novos nuances para suas melodias favoritas.
>> Confira um vídeo da exposição:
- Está aí para quem quiser mexer. Quem passar e não tirar um som não está fazendo o certo, não sentiu este espírito - comenta o aluno Diego Lunelli, que montou o Guzheng, uma cítara chinesa responsável pelas trilhas das gueixas.
Nesta segunda edição do projeto Objetos Sonoros apareceram trabalhos maiores e mais ousados. O destaque fica para a escada musical que chama a atenção até dos mais desavisados. Também foi permitida a exploração de recursos eletrônicos, como o open table, sintetizador de música por imagem capaz de espichar ou acelerar notas produzindo sons que lembram momentos de tensão em filmes de terror.
- Tá bem legal. Todo momento tem alguém explorando os sons. Quebra um pouco a regra das exposições com artes visuais e deu uma vida diferente ao hall. É para o pessoal brincar de fazer música - sentencia Diego.
Cada instrumento traz uma ficha de apresentação, uma breve explicação sobre como tocá-lo e uma sugestão de música que pode ser executada no instrumento. A visitação segue até sexta-feira, das 8h às 22h30min. Visitas de escolas e grupos devem ser agendadas pelo telefone (54) 3289.9000, com Rosiana.
PROGRAME-SE
O que: exposição Objetos Sonoros
Quando: até quarta-feira, das 8h às 22h30min
Onde: hall de entrada do Campus 8 da UCS (RS 122, Km 69, s/ n º), em Caxias
Quanto: entrada franca
Informações: (54) 3289.9000.
Tire seu som
Exposição 'Objetos Sonoros' provoca a interatividade no Campus 8 da UCS, em Caxias
Criações dos alunos de Fundamentos da Educação Musical III utilizam materiais alternativos
Leonardo Lopes
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project