Até meados do ano passado, quem apresentava projetos na área de Literatura para o Financiamento de Arte e Cultura (Financiarte) de Caxias do Sul enviava os textos concorrentes devidamente identificados com seu nome. A partir do edital lançado no segundo semestre de 2012, entretanto, isso mudou, com a comissão de avaliação e seleção lendo os textos sem saber quem era o autor. Essa mudança, visando a dar mais isenção ao processo, veio a partir das sugestões colhidas em reuniões com a comunidade artística - como as que serão promovidas de segunda a domingo pela Secretaria Municipal de Cultura.
A cada dia, os debates vão girar em torno de um segmento, começando pela dança, que terá reunião nesta segunda às 18h30min. Cinema e vídeo, artes visuais, folclore e artesanato, teatro, literatura e música também estarão em discussão (veja cronograma no quadro abaixo). Todos que tiverem sugestões para aprimoramento do edital do Financiarte podem participar, de produtores e artistas à comunidade em geral. A ideia é ver o que tem dado certo e o que pode ser melhorado a partir de agora.
- Nada mais justo do que ouvir as pessoas envolvidas nos segmentos contemplados - diz a diretora de Incentivo à Cultura da secretaria, Ana Maria Feuerharmel.
Os encontros serão realizados na Secretaria da Cultura, na Rua Dr. Augusto Pestana, 50, no prédio da antiga Estação Férrea. Segundo Ana Maria, quem não puder participar mas quiser enviar sugestões mesmo assim poderá fazê-lo até o final de junho pelo e-mail aninha@caxias.rs.gov.br.
O próximo edital do Financiarte, o segundo de 2013, deve ser aberto em julho, já incorporando algumas das sugestões colhidas nas reuniões.
Discussão
Alterações em edital do Financiarte pautam reuniões de segunda a domingo, em Caxias
A cada dia, os debates vão girar em torno de um segmento
GZH faz parte do The Trust Project