A Orquestra Sinfônica da Universidade de Caxias do Sul (Osucs) realiza a terceira Quinta Sinfônica do ano nesta noite, no UCS Teatro, às 20h30min. Desta vez, o programa privilegia composições com trombone na composição orquestral. Por isso, a formação erudita recebe como convidado o jovem José Milton Vieira, 26 anos, trombone-solo da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre.
Miltinho, como é conhecido, se dedica ao trombone desde os 13 anos. Aos 19, conquistou o atual cargo que ocupa na Ospa - o mais jovem a obter tal feito. Com 24, venceu o mais prestigioso concurso voltado à música clássica, o Pré-Estreia, da TV Cultura. Miltinho diz por que escolheu o trombone:
- É um instrumento muito flexível, não tem limitação.
O programa terá também como atração a execução de Sonata à 12, de Francesco Cavalli (1602-1676), e de Kamarinskaya, de Mikhail Glinka (1804-1857), nunca antes tocadas em concerto no Estado. Outras composições da noite serão Concerto para Trombone Alto e Orquestra, de Georg Wagenseil (1715-1777), Concerto para Trombone e Orquestra, de Launy Gröndahl (1886-1960), e Abertura Trompete, de Felix Mendelssohn-Bartholdy (1809-1847).
A entrada para o concerto é gratuita, mas os ingressos devem ser retirados com antecedência na Livraria Maneco (Centro e Cidade Universitária) ou a partir das 18h, na bilheteria do teatro. Sugere-se a doação de alimentos não perecíveis.
Música
Osucs faz concerto nesta noite, em Caxias
Formação erudita recebe o trombonista José Milton Vieira como convidado
GZH faz parte do The Trust Project