Profissionais da Itália e Argentina estarão em Caxias do Sul nos meses de fevereiro e março para ministrar oficinas para quem busca aprimorar técnicas e conhecimentos nas áreas do teatro e da dança. A atriz e pedagoga italiana Lina Della Rocca vem ao Brasil para comandar a oficina Dentro da Mina do Ator, que proporcionará a prática de exercícios desenvolvidos pelo Ponte dos Ventos, grupo internacional de pesquisa da arte do ator, fundado há mais de 20 anos.
No mês que vem, a também atriz argentina Ana Woolf ministra workshop ao lado do italiano Giorgio Zamboni. Em Caminhos, Paisagens e Pontes - Do Treinamento à Construção de Materiais e Cenas, a dupla ensinará, em duas partes, como elaborar a presença cênica a partir de um treinamento físico e vocal, e como construir personagens e situações cênicas.
Na área da dança, desta vez made in Brasil, Jair Moraes dará, em fevereiro, aulas de balé. Reconhecido nacionalmente, o coreógrafo fez história em Caxias depois de comandar por sete anos (1983 a 1990) o Grupo Raízes.
Italiana Lina Della Rocca
Iniciou a carreira com um workshop ministrado por Ryszard Cieslak, principal ator do Teatro Laboratório de Jerzy Grotowski. É fundadora do Teatro Ridotto e faz parte do grupo Ponte dos Ventos, criado em 1989. Como atriz e pedagoga, participa de festivais e projetos em países como Brasil, Cuba, Argentina, Venezuela, Colômbia, Estados Unidos, Equador, Polônia e França.
Oficina: Dentro da Mina do Ator, de 11 a 15 de março, das 18h às 22h, no Centro de Cultura Ordovás (Luiz Antunes, 312).
Inscrições: até o dia 20 de fevereiro na sede do Grupo Ueba (Av. Rio Branco, 535). O investimento é de R$ 300.
Argentina Ana Woolf
Pedagoga, atriz e diretora. É co-fundadora e diretora artística do Madalena Segunda Geração e, desde 1997, coordena atividades dentro da rede. Desde 1998, desenvolve sua carreira na Europa junto ao grupo Odin Teatret, fundado e dirigido por Eugênio Barba. Seguindo os princípios de Barba, criou um treinamento para atores baseado em técnicas orientais e ritmos latino-americanos.
Italiano Giorgio Zamboni
O ator italiano iniciou sua carreira atuando na companhia italiana La Mano. Seu treinamento pessoal inclui estudos do método de Kung Fu e Taiji Chen.
Workshop: Caminhos, Paisagens e Pontes _ Do Treinamento à Construção de Materiais e Cenas. As aulas ocorrerão de 18 a 22 de fevereiro, na Sala de Teatro do Centro de Cultura Ordovás (Luiz Antunes, 312), das 8h45min às 12h45min. No dia 21 de fevereiro, Ana também ministra a palestra Pedagogia do Ator no Teatro Contemporâneo, das 19h às 21h, no Teatro do Encontro (Rua Ernesto Alves, 143). A palestra é aberta ao público, com 40 vagas.
Inscrições: até o dia 31. Interessados devem enviar currículo para teatrodoencontro@terra.com.br. A participação é gratuita, mediante seleção.
Jair Moraes
Coreógrafo que teve participação importante na história da dança caxiense, já que foi diretor do Grupo Raízes de 1983 a 1990. Iniciou seus estudos no Rio de Janeiro, dançou no corpo de baile do Teatro Guaíra e foi solista do Teatro Municipal de São Paulo e no Ballet Gulbenkein, em Lisboa. Foi diretor do Ballet Teatro Guaíra e professor da escola do Teatro Bolshoi, em Joinville. É maître do Ballet Teatro Guaíra e diretor da Cia de Dança Masculina Jair Moraes.
Aulas: têm foco em Barre a Terre, Ballet Clássico, Ballet de Repertório e Técnica de Pontas. Ocorrem até 1 de fevereiro.
Inscrições: interessados devem enviar currículo para balletmargo@gmail.com. Cada aula custa R$ 40
Variedades
Nomes reconhecidos da dança e do teatro ministram aulas em Caxias
Confira mais sobre os profissionais
GZH faz parte do The Trust Project