O perfil Nova Milano foi utilizado pelo produtores do filme "Coisas que a Serra Fala" para divulgá-lo na internet. Na quarta-feira, dia 13, o vídeo foi postado no Youtube e seu link sugerido, via Twitter, para veículos de comunicação e formadores de opinião.
Segundo Binho Ferronatto, o vídeo bombou quando foi compartilhado pelo perfil do Radicci no microblog no mesmo dia. Se você segue o perfil do distrito farroupilhense, sua timeline terá tuítes como "Prefeito Baretta chamou Vovó de Caxias para ajudar na segurança da cidade" após dois brigadianos serem baleados na cidade na segunda-feira, "Ta trovejando, nenos, desliguem esses computadores" ou "Se a Nova Schin (argh!) fosse daqui o slogan seria: "Sabadão, cerração!""
- Tanto o perfil quanto o vídeo servem para homenagear a cultura italiana e também para brincar bastante com as origens. Acredito que o gaúcho é ainda mais orgulhoso, porque o italiano ficou um pouco estereotipado com a questão do ser colono - diz o projetista e um dos produtores do vídeo, Marcos Gervazoni, 23 anos.
Além do Twitter, cuja conta existe há cerca de um ano e meio, há também um site dedicado ao distrito farroupilhense, o The New Milan Times, criado em abril. No site, há notícias como "noite romântica em Nova Milano com Dirceu Pastori cantando Funiculi Funicula ao vivo" e "Ruffles lança sabores salame na chapa e matambre em Nova Milano".
O portal foi inspirado no site O Bairrista, também com notícias fictícias e exageradas do Rio Grande do Sul, como "Após matar assaltante, vovó de 87 anos fecha contrato com o BOPE" e "Com frio intenso, Gaúchas admitem que maridos transem de moletom e meia".
Além do site, o Bairrista tem o programa "A Voz do RS", na Rádio Gaúcha, todas as segundas-feiras, às 19h, transmitido apenas pela internet.
E será que o The New Milan Times é maior que O Bairrista?
- Dos gaúchos, o italiano é o mais bairrista - acredita Marlon Dobner Casali, 25 anos, outro produtor do filme.