O grafiteiro é conhecido por suas intervenções urbanas. Mas mais do que a forma, o artista que lida com spray é reconhecido pelo espaço em que mostra seus traços: as ruas. Levar obras essencialmente urbanas para uma galeria pode ser conflituoso, mas não para quem pensa o grafite como arte, como Gustavo Gomes. O caxiense de 22 anos, e que há 11 pinta muros e paredes de Caxias do Sul, expõe, a partir de sexta, na Galeria de Arte do Centro de Cultura Ordovás.
- Sei que, essencialmente, o grafite é da rua, então, a minha intenção com a mostra é abrir um debate. Por que o grafite não pode sair da rua também?- questiona o guri, que também é publicitário.
Custeada pelo Financiarte, a exposição foi pensada ainda no ano passado. como explica Gomes, tem como objetivo levar um fragmento da arte de rua para dentro da galeria. Para isso, ele grafitou imagens em diferentes pontos de Caxias e, em cima dos desenhos, inseriu telas que foram trabalhadas como parte da arte final.
As 17 imagens que formam À Tona são de tamanhos diferentes e não têm ligação alguma, só a de que foram concebidas com o mesmo pensamento: o de serem uma expressão artística autêntica e irreverente.
PROGRAME-SE
O que: exposição 'À Tona', do grafiteiro Gustavo Gomes
Quando: de sexta até o dia 14 de julho. O horário de visitação é de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h; sábado, das 15h às 19h
Onde: no Centro de Cultura Ordovás Dr. Henrique Ordovás Filho (Rua Luiz Antunes, 312), em Caxias.
Quanto: entrada franca
Á TONA - Tela 2 from Gustavo Gomes on Vimeo.