Começa nesta segunda-feira a mostra de cinema Revelando os Brasis, em Bento Gonçalves. Serão exibidos 42 curtas, de 15 minutos cada. Patrocinadas pelo Ministério da Cultura, as produções mostram histórias e personagem de cidades do interior do Brasil, de estados como Espírito Santo, Piauí, Roraima, Amapá, Sergipe, etc. Os roteiros foram elaborados pelos próprios moradores desses lugares e a maioria procura resgatar histórias, crenças, saberes, profissões e cotidiano dos povos.
As sessões ocorrem na Sala Pública de Cinema da Casa das Artes (Rua Herny Hugo Dreher, 127, Planalto - telefone 3454.5253). A entrada é franca.
Programação
23 de abril
9h às 10h: Perseverança (São Sebastião da Boa Vista-PA), Pedro de Zé Maria: Um Carnaubense Cabra da Peste (Carnaúba dos Dantas-RN), Taipa no Estado (Iporanga-SP)
24 de abril
9h às 10h: Talhado (Santa Luiza-PB), As últimas Responsadeiras (Vila Valério-ES), Minha Arte é Vida Após a Morte (Venda Nova do Imigrante-ES)
25 de abril
9h às 10h: Cajueiro Cor Marrom-Escura (Cajueiro da Praia-PI), Amor de Canavial (Teodoro Sampaio-BA), Uma Breve História de Fogachos, Queijinhos e Miranda (Cordeiro-RJ)
20h às 21h: A Encomenda do Bicho Medonho (Barra de São Miguel-PB), Do Voto no Saco no Rei da Bala Chita a Urna que tem Feição, Mas não Proseia (Colorado D'Oeste-RO), Quando o Amor é Eterno: Lenda das Ilhas Itacolomi (Piçarras-SC),
26 de abril
9h às 10h: Agreste Adentro (Frei Miguelinho-PE), Alma d'Outro Mundo (Cambará do Sul-RS), Borboletas Amarelas (São Feliz do Araguaia-MT)
20h às 21h: Guaranésia - Os Irmãos Masotti e o Cinema (Guaranésia-MG), Ouro Negro: A Saga do Carvão (Arroio dos Ratos-RS), O Arroio do Boiatá (Ferreira Gomes-AP)
27 de abril
9h às 10h: Reencontro (Cuité-PB), Chuí, Chuy, a Babel na América Latina (Chuí-Rio Grande do Sul), A Lenda de Dedé Catinga (Iguaba Grande-RJ)
20h às 21h: O Maestro da Areia (Cidreira-RS), E Agora Deixa-Vim (Montalvânia-MG), Deu bode (Riachão do Dantas-SE)
2 de maio
9h às 10h: O Grande Balé de Damiana (Santarém Nova-PA), O Maestro da Areia (Cidreira-RS), O Circo Chegou (Santa Gertrudes-SP)
20h às 21h: Três Coveiros (Guaramiranga-CE), Tudo pelos Votos (Caturama-BA), Photographos - Cima da Serra (Cambará do Sul-RS)
3 de maio
9h às 10h: Manoel Inácio e a Música do Começo do Mundo (São José de Piranhas-PB), Ibiri: tua boca fala por nós (Iguaba Grande-RJ), A Força de um Grito (Sapeaçu-BA)
20h às 21h: Guaranésia _ Os Irmãos Masotti e o Cinema (Guaranésia-MG), O Dono do Carnaval (Taiaçú-SP), Capa de Chuva (Sumé-PB)
4 de maio
9h às 10h: Sou teu Maninho! Um Grito Marajoara (Chaves-PA), Caminho da Feira (Sátiro Dias-BA), Valei-me São Sebastião, é o Fim do Mundo (Igaporã-BA)
20h às 21h: Paixão e Alegria (Coimbra-MG), O Bilhete (Santa Gestrudes-SP), Do Voto no Saco no Rei da Bala Chita a Urna que tem Feição, Mas não Proseia (Colorado D'Oeste-RO)
Registros cinematográficos
Confira a programação completa da Mostra Revelando os Brasis, em Bento
Sessões gratuitas ocorrem na Sala Pública de Cinema da Casa das Artes
GZH faz parte do The Trust Project