O livro História de Caxias do Sul (Educação), publicado em 1981, compilou fatos da evolução do magistério caxiense. As referências documentais selecionadas por João Spadari Adami exibem o esforço comunitário de personalidades que colaboraram no desenvolvimento das escolas, cujo resultado culminou com a constituição da Universidade de Caxias do Sul, em 10 de fevereiro 1967.
Entre os personagens deste livro, destaca-se o professor Ruy Pauletti. O educador foi elogiado pelo seu trabalho na 4ª Delegacia de Educação, na gestão iniciada em abril de 1973. O texto enaltece a capacidade dinâmica de Pauletti em organizar e promover mudanças na estrutura no órgão público estadual. Esta característica visionária e comprometida com a verdadeira evolução da educação se confirmaria também com reitor da Universidade de Caxias do Sul.
O professor Ruy Pauletti assumiu como reitor da UCS em maio de 1990. Sua gestão ficou identificada pela inovação e pelos investimentos permanentes na qualificação do corpo docente, nas estruturas nas salas de estudos, nos espaços culturais, nas assinaturas de convênios, na instalação de novos cursos e na disseminação do processo de regionalização.
Na imagem principal, percebe-se o ato solene da posse de Pauletti, em 2 de maio de 1990. Na mesa estão o vice-reitor Celso Piccolli Coelho, Pauletti, João Luiz Morais (que o antecedeu), Mário David Vanin, Elvo Marcon e Cláudio Eberle.
Dedicação extraordinária
O reitor Ruy Pauletti (1936/2012) assumiu a UCS num momento político e econômico de incertezas. Porém, diante de sua responsabilidade, não ficou acusando a inépcia do governo ou transferindo problemas para terceiros, como fazem alguns gestores da atualidade.
Pauletti simplesmente aproveitou sua oportunidade em comandar uma instituição que tem como Conselho Diretor a Mitra Diocesana, a Associação Cultura e Científica Nossa Senhora de Fátima, o município de Caxias, a Câmara de Indústria e Comércio de Caxias do Sul, o Ministério da Educação e o governo do Estado, mostrando resultados concretos de sua conceitual administração. Neste momento em que a UCS vive seu cinquentenário de fundação, o trabalho de Ruy Pauletti pode ser aferido nas presenças de núcleos universitários atuando em Bento Gonçalves, Canela, São Sebastião do Caí, Vacaria, Farroupilha, Guaporé e Nova Prata.
Revolução no ensino
Ruy Pauletti fez mais do que plantar uma árvore e escrever um livro. O reitor aprimorou e implantou um paradigma modernizador e abrangente na UCS. Dos cursos inaugurados, pode-se mencionar Jornalismo, o primeiro de sua gestão, em 1992. O curso de Tecnologia em Moda Estilo surgiu dentro de um contexto natural da indústria têxtil caxiense, em 1994, sendo instalado no exuberante Campus 8.
Na saúde, construiu o novo ambulatório e fez uma parceria inteligente com o governo do Estado para inaugurar e administrar o Hospital Geral, em 1998. Concebeu o Centro de Convivência (1993), a Casa do Professor (1994), o Zoológico (1997), a Vila Olímpica (1998), a Biblioteca Virtual (1999), a Galeria Universitária, entre outras realizações de grande influência e transformação educacional. Na fotografia de maio de 1996, vemos o canteiro de obras, durante o ato de anúncio para construção do Centro de Telecomunicação da UCS, que seria inaugurado em outubro de 1997.