O município de Flores da Cunha possui sua riqueza cultural originada na imigração italiana. A cidade é referência nos valores religiosos, vitivinícola, educação, música, trabalho e família. Parte de sua história pode ser apreciada no Museu de Flores. No prédio que acolheu a prefeitura, nos primórdios, pode-se admirar objetos expostos nos três pisos. As várias salas colocam o visitante numa atmosfera do passado. O museu foi criado em 31 de dezembro de 1976, na administração de Raimundo Paviani.
A comissão organizadora estava integrada pelos seguintes colaboradores: Claudino Muraro, Stela Muraro, Frei Manoel Baldissera, Frei Antoninho Pasqualon, Vitorio Toigo e Carmenzita Araldi.Em 16 de junho de 2003, já ocupando um local próprio, o museu passou a ser denominado Museu e Arquivo Pedro Rossi, em homenagem ao ex-prefeito. Ali estão também preservados documentos e fotografias da administração e do legislativo florense.
Na imagem acima, percebe-se parte do enorme vitraux preservado, localizado na escadaria que dá acesso ao terceiro piso, que identifica a antiga sede da prefeitura de Flores.
O patrono do museu
Pedro Rossi (24/05/1921-11/05-2002) teve uma atuação marcante na política, ensino, cooperativismo e na ramo da vinicultura. Em Caxias do Sul, foi membro da comissão da Festa da Uva de 1965. Um dos idealizadores da Legião Franciscana de Auxílio aos Necessitados (Lefan), em 1965. É fundador Associação Vêneta do Rio Grande do Sul (Avergs).
Imagens sacras
A comunidade florense possui raízes na religiosidade. Esta cultura se reflete no trabalho dos freis capuchinhos, da Ordem das Irmãs Clarissas e dos famosos tapetes de Corpus Christi. Na imagem acima, parte do conjunto das imagens sacras.
Bebidas Muraro
Flores da Cunha possui uma consistente história na produção de bebidas derivadas da uva, além de ostentar a maior produção de vinhos no Brasil, na atualidade. No município, na década de 1930, foram instalados vinhedos modelos da Granja União, sob a orientação do enólogo Celeste Gobbato. Na foto, percebe-se um exemplar no vermute Muraro, em garrafa de 1970, exposta no ambiente da viticultura.
MAIS
Central
O Museu possui uma localização privilegiada próximo à Igreja Matriz e à praça central, na Avenida 25 de julho.