Inicialmente previsto para ser lançado na Feira do Livro 2021, da qual Alessandra Rech foi patrona, o novo livro da escritora acabou atrasando, mas ganhará sessão de autógrafos na primeira quinzena de junho. Extradição A poética dos deslocamentos propõe uma narrativa autoficcional, na qual Alessandra revisita afetos por meio de uma protagonista repleta de desenlaces.
O intimismo presente no texto também alimentou o ensaio fotográfico criado especialmente para o livro, com cliques de Antonio Valiente e direção de Pepe Pessoa. A inspiração para as fotos – feitas numa residência centenária na comunidade de Loreto, no interior de Caxias – é a estética do desamparo. A ideia era traduzir os estranhamentos de uma mulher após um profundo deslocamento afetivo. Ao lado, te mostramos a imagem escolhida para a capa, que tem ainda design assinado por Ernani Carraro.
Conforme a escritora, ao longo do livro as fotos terão o objetivo de compor um percurso, que começa mais denso e vai ficando leve. Nas próximas semanas, imagens do making of do ensaio poderão ser conferidas no perfil de Instagram @_alessandra.rech.
Extradição A poética dos deslocamentos tem financiamento da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Caxias.