O show que o violonista argentino Lucio Yanel realizou no Recreio da Juventude no último domingo (24) contou com um momento bem especial. Aos 75 anos, o compositor e instrumentista abriu espaço no palco para a iniciante Eduarda Magnani Larentis, de apenas nove anos. Foi a primeira vez que a guria mostrou seu talento no violão em frente a outras pessoas que não sua família. A estudante do colégio La Salle estuda o instrumento há pouco mais de um ano e descobriu pelo YouTube as músicas de Yanel, de quem se tornou grande fã. Sabendo disso, o pai da menina, Eleandro, combinou com a produção do show para que Duda (como é chamada pelos mais próximos) pudesse encontrar o ídolo e pegar um autógrafo em seu violão.
— Quando ele chamou ela no palco, nos pegou de surpresa. Achei que ela não estava preparada, mas deixei a coisa rolar, só falei pra ela se concentrar. Quando começou, ela tocou mais do que toca aqui em casa. Eu me impressionei, ela simplesmente tocou naturalmente, direto, não errou. Foi a melhor apresentação que eu tinha visto, me emocionei — lembra o pai, orgulhoso, que incentiva o talento da filha ao lado da esposa, Alexandra.
Dias antes do show, Eleandro havia mandando um vídeo para Yanel no qual Duda interpretava Milonga para Don Ventura. Foi essa faixa, de autoria do próprio Yanel, que a guria tocou no show, surpreendendo a todos com acordes precisos e melodiosos. O registro (que você pode conferir abaixo) foi compartilhado nas redes sociais do argentino com o seguinte recado: "Eduarda, tu és a melhor amostra que a arte vai salvar o mundo".
Duda teve os primeiros contatos com o violão nas aulas de música do La Salle. Ao perceber o interesse e facilidade da filha com o instrumento, Eleandro resolveu contratar um professor particular. É com Jhonatan de Abreu da Silva (Jhon Karrera) que a estudante tem explorado as técnicas do violão desde o ano passado. Mesmo quando a pandemia dificultava os encontros, a pequena violonista não deixava de realizar suas pesquisas sozinha mesmo, tomando por base principalmente os vídeos do YouTube.
— Quando perguntei para o professor se ela tinha talento, ele falou que estava passando vergonha (risos), que tudo que ensinava, ela já conseguia fazer na mesma aula. Ela tem muita facilidade — diz o pai, que toca acordeom.
Três perguntas para a violonista mirim
Que tipo de música mais te inspira?
Duda: Gosto de tocar músicas tipo chimarrita, milonga, tango, chamamé, essas que o Lucio Yanel e o Yamandu (Costa) tocam bastante. Gosto dos estilos que têm o violão bem trabalhado e é bem difícil de tocar.
Qual foi a sensação de tocar para outras pessoas pela primeira vez?
Eu estava com a mão suada, um pouco nervosa, mas consegui tocar direitinho, não errei nenhuma parte. Acho que não estava tão nervosa na hora de tocar. Enquanto eu tocava, não olhei para ninguém, mas quando acabei e todo mundo ficou batendo palma aí que vi quanta gente tinha.
Quais são tuas aspirações com a música?
Quero continuar tocando, porque gosto muito. E treinar bastante para cada vez ficar melhor.