Este domingo será especial com diversas atividades alusivas ao Dia Mundial do Teatro, em Caxias. O fértil palco da Tem Gente Teatrando (TGT), por exemplo, receberá uma programação com 24 horas de apresentações. Tudo começa às 19h do sábado (26), com performance do DJ e ator Celso Santos; e termina às 18h do domingo (27), com show de Pippo Pezzini.
A programação montada pela TGT contempla espetáculos teatrais, oficinas, leituras dramáticas e música. Num total, serão 24 atrações, priorizando artistas e grupos locais (veja a lista completa abaixo).
Quem quiser passar 24 horas consumindo arte, pode adquirir o passaporte da Virada Teatral a R$ 30 (na hora) ou R$ 15 (antecipados, idosos e estudantes).
Um corpo, muitas histórias
Um dos espetáculos que será apresentado na Virada Teatral é O Mãozinha, monólogo criado pelo caxiense Eduardo Matias, 20 anos. O trabalhou estreou em 2021, como resultado do curso profissionalizante de ator na Tem Gente Teatrando. Desde então, o artista tem chamado atenção na cena cultural da cidade com o personagem, que ressignifica uma característica física mantida por muito tempo escondida.
– As pessoas não sabiam que eu não tinha a mão direita porque eu escondia muito bem. Até que chegou um momento em que entrei no curso (de teatro) para me livrar de todos os medos. Pensei que antes de qualquer outro trabalho eu precisava estar de bem com o meu corpo – justifica o ator.
O nome da peça é inspirado no apelido pejorativo que Matias recebeu ainda na infância. Ele conta que o teatro foi fundamental para revisitar questões dolorosas e redescobrir o próprio corpo.
– Meu corpo conta uma história. Do que fizeram comigo... eu fiz arte, fiz teatro. É um trabalho muito genuíno, de coração, existencial. Eu procuro mostrar a dor que eu senti ao longo desse processo de aceitação, mas também de uma forma otimista e alegre – explica o ator.
Em O Mãozinha, Matias também reflete sobre sexualidade:
– As pessoas com deficiência não são vistas como pessoas que tem sexualidade, desejos, que querem ser bonitas, merecedoras de carinho e afeto, elas não são apenas o coitadinhas ou incapazes. Eu falo sobre o poder do corpo.
O espetáculo poderá ser conferido na madrugada de sábado para domingo, às 2h da manhã. Quem quiser saber mais sobre o trabalho do artista pode acompanhar os perfis de Instagram @o_maozinha e @opsmatias.
Programação completa da Virada Teatral
- 19h- Dj e ator Celso Santos
- 20h30- Memória do Torto, Memória do Corpo, com Zica Stockmans
- 22h- Mente Inquieta, de Augusto Gobbato
- 23h- Carta às Damas, de Mariana Saldanha
- 00h- Te Estreia, de Miquéias Amaral
- 1h- Vivamos, de Talita Linhares
- 2h- O Mãozinha, de Eduardo Matias
- 3h- Feminino SER, de Vitória Madalena
- 4h- Silêncio, de Sandro Martins
- 5h- Exibição do longa “Pass Over”, de Spike Lee
- 6h- Leitura dramática- O Pagador de Promessas
- 7h- Leitura dramática- Eles não usam Black-tie
- 8h- Danças Brasileiras- Oficina de Ciranda, com Vanessa Carraro
- 9h- Oficina “Expressão corporal na Arteterapia”, com Priscila Weber
- 10h- Oficina “Desafiando a Identidade”, com Zica Stockmans
- 11h- “Na Roda do Espetáculo”, com Maria do Horto Coelho
- 12h- “LEC das Maricas em Almoço de Domingo”, com Trupe de Maricas
- 13h- Rolê da Rarley, de Odelta Simonetti
- 13h45- “Temas Livres- Teatro de Bonecos”, de Molhados na Chuva
- 14h- Gerd Bornheim: teatro e crise da normatividade estética, com Lucas Taufer
- 15h- Rock Clown, de Circus Magic Show
- 16h- Fragmento “O Andarilho”, de Jânio Nunes
- 17h- “¼ do Cabaré Fora da Casa”, com palhaças Enólifa, Isveralda e Pilincha e palhaço Bom-bom
- 18h- Show Pippo Pezzini