Que astral bem bom que esta foto transmite, né? É assim, com o sorriso e o movimento vibrantes desta imigrante senegalesa que a coluna dá boas-vindas a 2022. E a escolha da imagem não é aleatória, claro. Registrada pelo caxiense Leonardo Savaris, a foto foi uma das premiadas do Concurso Sul-Americano de FotoMigração: a Migração com Outras Lentes.
Atualmente radicado em Novo Hamburgo, o fotógrafo tem acompanhado as ondas migratórias do Haiti e Senegal que se intensificaram no Rio Grande do Sul a partir de 2010. Savaris viajou por meses para a capital gaúcha afim de registrar a adaptação da cultura senegalesa tão longe de casa.
O trabalho rendeu muitos cliques sensacionais – que podem ser conferidos no site www.leonardosavaris.com.br –, incluindo a imagem acima, que levou o terceiro lugar no concurso, promovido pela Organização Internacional para as Migrações (OIM).
As obras selecionadas farão parte de um livro e de uma exposição coletiva que deve envolver vários países sul-americanos em breve.