A lista de finalistas ao Prêmio Jabuti 2021 trouxe uma possibilidade de dobradinha para a obra Amora, da escritora bento-gonçalvense (atualmente radicada em Minas Gerais) Natalia Borges Polesso. O livro, com contos de temática lésbica, conquistou o primeiro lugar na categoria Contos e Crônicas em 2016, e agora disputará a categoria Livro Brasileiro Publicado no Exterior (as responsáveis são as editoras Dublinense e Amazon Publishing).
Além disso, Natalia também comemora a obra Corpos Secos, da qual é coautora ao lado de Luisa Geisler, Marcelo Ferroni e Samir Machado de Machado, como finalista da categoria Romance de Entretenimento. Editado pela Alfaguara, o romance apocalíptico é ambientado em meio a um surto contagioso, onde pessoas lutam por sua sobrevivência.
Além de ter Natalia como concorrente em duas categorias, a lista de finalistas do Prêmio Jabuti também incluiu outra escritora da Serra. A jornalista caxiense Letícia Duarte (radicada em Nova York) é finalista na categoria Biografia, Documentário e Reportagem com a obra Vaza Jato: os bastidores das reportagens que sacudiram o Brasil, da Mórula Editorial. Letícia, que já passou pelas redações de Pioneiro e Zero Hora, atualmente investe no jornalismo independente.
Os cinco finalistas de cada categoria estarão numa nova lista, divulgada no dia 16. A cerimônia de premiação do Jabuti 2021 será no dia 25, com transmissão online pelo canal da Câmara Brasileira do Livro no YouTube.