Uma amostra do que vem sendo produzido no mundo em termos de arte poderá ser conferida a partir deste sábado (4), no Centro Municipal de Cultura de Gramado, durante mais uma edição do Projeto Miniarte Internacional, que circula há 18 anos reunindo obras com linguagens artísticas distintas, representadas por pessoas de todos os cantos do globo.
A exposição, que ganhou o nome Miniarte Vida, conta com trabalhos de 261 artistas, no tamanho 14,5 x 14,5 centímetros, vindos de países como México, Argentina, Chile, Colômbia, Equador, Cuba, Venezuela, Estados Unidos, Espanha, Portugal, França, Nova Zelândia, Taiwan e Brasil. A maior parte das produções é inspirada em temáticas como o homem e seus sentimentos, suas etnias, e a fauna e a flora. As técnicas utilizadas são variadas: pintura a óleo, acrílica, aquarela, sobre tela ou papel, desenho, fotografia, colagem, xilogravura, gravura em metal, litografia, esculturas em terracota, aço, bronze e outros materiais.
Nesta edição, são homenageadas as obras artísticas de Ernesto Rios Rocha (México), José Luis Berenguer (Cuba), Lupita Pantoja Orozco (México), Martha Parra (México), Mauricio Mayorga (Colômbia), Olaff Crown (Venezuela), Rita Gil (Brasil) e Zoravia Bettiol (Brasil), que assina o trabalho acima. Entre os nomes caxienses que participam da Miniarte Vida estão artistas como Mara Galvani, Clara koppe e Odilza Michelon.
A exposição pode ser visitada até o dia 10 de outubro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 11h30min e das 13h30min às 17h. A entrada é gratuita. Depois Gramado, o projeto segue para Porto Alegre, onde ficará disponível para visitação na Gravura Galeria, entre os dias 4 e 26 de novembro. A produção coletiva dos artistas resultará também em um catálogo virtual que será disponibilizado no site miniartex.org.