Era início da década de 1920. O clima de instabilidade política tomou conta do Rio Grande do Sul devido à revolta liderada por Joaquim Francisco de Assis Brasil para derrubar o então presidente do Estado, Borges de Medeiros. Em meio aos conflitos do que se chamou de Revolução de 1923 os cidadãos precisaram tomar sua posição: ou eram chimangos, partidários de Borges de Medeiros, ou maragatos, liberados por Assis Brasil. Muitos que ficaram sem lado tiveram suas propriedades invadidas e produções saqueadas. Com medo, famílias de Caxias do Sul começaram a ter atitudes desesperadas, tanto no campo como na cidade, escondendo animais e mantimentos, por exemplo.
O desesperador episódio serviu de inspiração para o documentário Escondidos, com direção e roteiro de Gustavo Resende Fabião. Após uma profunda pesquisa no Arquivo Histórico Municipal, o diretor jogou luzes sobre as histórias de cinco famílias que compõem o projeto audiovisual. O objetivo é promover um resgate e preservar as memórias orais e escritas daqueles tempos difíceis.
Contemplado com recursos do edital Criação e Formação - Diversidade das Culturas, viabilizado com recursos da Lei Aldir Blanc, Escondidos tem previsão de lançamento para setembro. Na foto acima, dá para ter uma ideia do que vem por aí. As filmagens envolveram um time de 13 atores e 20 figurantes, que participaram de gravações em seis lugares de Caxias do Sul. Depois de finalizado, o material passará a integrar o importante acervo do Arquivo Municipal. Vale ficar de olho nessa produção histórica!