Aí na foto está um registro do projeto Vivenciando o Artesanato, articulado em Caxias por meio do empenho das irmãs Lúcia Arlette Machado e Luciana Machado. Viabilizada por meio do edital Criação e Formação - Diversidade das Culturas, a iniciativa oferece oficinas gratuitas a mulheres moradoras dos bairros Mariani, Mariani II, São Vicente, Reolon e Cinquentenário II. O objetivo principal é contribuir para que as participantes possam desenvolver habilidades para contribuir no sustento de suas famílias durante a pandemia, trabalhando em casa.
As oficinas ocorrem nos centros comunitários dos respectivos bairros desde o início de maio e serão encerradas totalmente no final deste mês. Cerca de 50 mulheres foram capacitadas nesta primeira fase do projeto, trabalhando com materiais como MDF, madeira, gesso, tela e metal. Também foram exploradas técnicas de pintura especial e decorativa. A intenção é garantir a continuidade do Vivenciando o Artesanato, mas isso demanda novas parcerias.
O encerramento das oficinas em cada bairro contará com uma exposição online dos trabalhos. Para acompanhar tudo, fique atento ao perfil de Instagram @vivenciandoartesanato.