Ganha estreia neste domingo (25), no YouTube, o documentário Meu Chão, que foca atenções nos clubes sociais negros gaúchos. O filme tem 46 minutos e conta com direção compartilhada entre o realizador audiovisual Jorge de Jesus, de Caxias; e a antropóloga Geslline Giovana Braga, de Curitiba. A produção é da caxiense TranseLab.
O filme percorreu “clubes negros”, expressão presente na memória e na fala de entrevistados para a produção, de cidades como Pelotas, Jaguarão, Porto Alegre, Caxias do Sul, Bagé, Uruguaiana e Santa Maria para falar de representatividade do movimento clubista remetendo à épocas nas quais os negros eram impedidos de frequentar os mesmos clubes que os brancos. Os entrevistados do filme reafirmam a importância dos clubes negros para forjar questões de cidadania e identidade.
Uma particularidade bem bacana do trabalho é a participação da artista negra Mitti Mendonça, que realiza intervenções sobre fotografias e acervos visuais pesquisados utilizando técnicas de bordado, costura, corte e colagem.
Depois de estrear no YouTube (canal da TranseLab), Meu Chão também poderá ser visto em janela nacional de TV, pelo Canal Futura, em setembro. O trabalho é realizado com recursos da Lei Aldir Blanc.