Projeto que inicialmente previa 20 apresentações do Ney Moraes Grupo para estudantes de Caxias, o 1º Circuito Dança na Escola precisou ser remodelado por conta da pandemia. Focada na formação de público para dança contemporânea e no estímulo ao gosto pela arte e pelo movimento, a iniciativa irá realizar a circulação no formato virtual, disponibilizando um DVD com trechos de trabalhos que compõem o repertório do grupo. O foco inicial será em escolas municipais, que receberão ainda links digitais contendo materiais como uma aula explicativa sobre a história da dança no Brasil e até mesmo um exercício prático que vai convidar os alunos ao movimento. A criação e edição dos vídeos é comandada pela Spaghetti Filmes.
Vale lembrar que o bailarino Ney Moraes desenvolve, desde 2008, a pesquisa corporal Body Motion, que se tornou uma referência no meio da dança. As obras que serão apresentadas no circuito levam sua assinatura como coreógrafo. Já Verónica G. Zevallos é idealizadora e diretora artística.
O Circuito Dança na Escola tem financiamento da LIC Municipal, com apoio cultural de Empresas Randon, Banco Moneo, Guinchos Vanin. A Secretaria Municipal da Educação será parceira para realizar a distribuição dos materiais nas escolas, o que deve ocorre a partir da próxima semana.