Este cenário tranquilo e cheio de cores registrado acima será companheiro de artistas que se refugiarão na Serra para uma residência. A ideia faz parte do projeto O Tempo Como Verbo, encabeçado pelo Instituto Cultural Torus, de Garibaldi. O espaço fica na área rural, é cercado de mata nativa (como dá para ver na foto) e oferece um amplo ateliê para desenvolvimento de projetos em diferentes linguagens.
Em 2018, o Torus já havia recebido um grupo de artistas, cuja residência resultou numa exposição sediada pela Galeria Mamute, de Porto Alegre. Desta vez, o projeto vai receber três criadores, e cada um deles ficará no local por uma semana. O grupo será remunerado e poderá desfrutar dos recursos naturais do lugar em busca de inspiração. A coordenadora do espaço, Laura Cattani, explica que a iniciativa não exige uma produção final dos artistas. O objetivo é mesmo proporcionar fruição, liberdade e a possibilidade de contato com um lugar diferente – que anda tão escassa nesses tempos de pandemia.
O primeiro hóspede chega nesta sexta (23). É o artista porto-alegrense Ricardo de Carli (foto abaixo), que trabalha com audiovisual e música. Os próximos participantes serão o fotógrafo Anderson Astor, que ficará por lá entre 3 e 9 de maio; seguido da pintora Letícia Lopes, de 12 a 19 de maio. Para acompanhar mais siga o @torus.arte no Instagram.