O compositor Vagner Cunha e o escritor José Clemente Pozenato (dupla aí na foto) vão repetir a parceria que deu tão certo na ópera O Quatrilho, sucesso nos teatros gaúchos em 2018 e 2019. A dupla agora se debruça sobre uma das maiores obras da literatura ocidental, A Divina Comédia, de Dante Alighieri. As novidades conduzidas pelos dois chegam no ano do “Dante 700 nel Mondo”, programa promovido pelo governo italiano em função dos 700 anos da morte do poeta e que terá ações ao redor do mundo todo.
Como já havia adiantado ao Pioneiro em fevereiro, Pozenato vai lançar uma tradução inédita de Inferno, que já está concluída. Esse trabalho chegará em paralelo com a estreia mundial de O Inferno de Dante, por Vagner Cunha, obra musical original em três atos, composta para orquestra e coral. A dupla se une na intenção de aproximar o público da indispensável obra do autor italiano.
Junho trará mais novidade envolvendo Cunha, Pozenato e Dante. Com o apoio do Consulado Geral da Itália em Porto Alegre e financiamento da Lei Aldir Blanc, está prevista a realização do sarau especial online A Divina Comédia: antídoto humanista em tempos de tragédia. Além de reunir especialistas na obra de Dante, a programação contempla ainda um pacote pedagógico digital a ser distribuído gratuitamente nas escolas gaúchas.