Nessas imagens aabaixo, a coluna dá uma palhinha dos figurinos das protagonistas femininas da ópera O Quatrilho, baseada na história de José Clemente Pozenato. Pierina, que na versão cinematográfica de Fábio Barreto foi vivida por Glória Pires, deve usar um vestido em tons mais terrosos, enquanto Teresa, que nas telonas foi interpretada por Patrícia Pillar, ganhou uma roupa em tons de azul claro. As cores conversam com a personalidade das personagens: uma mais dura e séria, a outra mais sorridente e espontânea. Na ópera, com música de Vagner Cunha, a dupla será interpretada por Maíra Lautert e Carla Maffioletti.
Leia mais:
3por4: Começam os ensaios da ópera "O Quatrilho", em Porto Alegre
3por4: Ópera "O Quatrilho" já tem data
Confira alguns momentos da trajetória de 80 anos de José Clemente Pozenato
Fotografias de famílias de imigrantes italianos que viveram e trabalharam na área rural do Rio Grande do Sul no início no século 20 serviram de inspiração para a porto-alegrense Malu Rocha, que assina os desenhos dos trajes. Num total, a ópera contará com cerca de 30 figurinos, como vestidos, aventais, coletes e botas.
A cenografia, responsabilidade de Rodrigo Lopes, também remete à época retratada no filme. Entre os objetos especiais que estarão em cena, destaque para um lambrequim com 14 metros de largura, que ocupará toda a extensão dos palcos onde a ópera será encenada.
Com direção cênica de Luís Artur Nunes e regência do maestro Antônio Carlos Borges-Cunha, o espetáculo estreia em Theatro São Pedro de Porto Alegre nos dias 28 e 29 de julho. Bento verá a ópera no dia 15 de agosto, e Caxias no dia 18 de agosto.
Leia também:
Agenda: Raimundos faz show em Caxias no dia 25 de julho
Agenda: Órbita Literária desta segunda-feira debate o tema "Não culpe o Futebol. Nem a Literatura"
Agenda: de segunda a domingo, Caxias recebe mostra de filmes dirigidos por Ingmar Bergman
Agenda: Frank Jorge faz pocket show na quinta-feira em Caxias