O artista urbano caxiense Rafael APA Ferreira está prestes a levar seus traços criativos para mais um ponto da cidade. Isso porque ele, com a ajuda do seu amigo e também artista de rua Guilherme Nerd, irá colorir, com essa arte massa aí acima (e na versão completa aqui abaixo), a lateral de um prédio de nove andares localizado no bairro Lourdes, na Rua Angelina Michielon, transformando o paredão de quase 350 metros quadrados em um dos maiores grafites de empena de Caxias.
Além do tamanho da área a ser pintada, outros números também impressionam: serão usadas 350 latas de spray, 144 litros de tinta e pelo menos 10 dias de trabalho – a previsão é começar a pintar já na próxima segunda-feira, se o tempo colaborar, claro. O mural traz as figuras de um tigre e de um leão, além de outros elementos da fauna e da flora, características do trabalho autoral de APA Ferreira. Como pano de fundo para isso tudo estão traços que remetem às letras, que fazem parte da história do grafite e também estão presentes na arte de Guilherme Nerd.
– A ideia é colocar a cultura do grafite como propósito de arte para a sociedade. E, além disso, fazer com que as pessoas que batem o olho no grafite ao passarem pelo local tenham um sentimento de satisfação, mesmo que por alguns segundos – conta APA.
O mural tem patrocínio da marca de tintas Sherwin-Williams e dos moradores e proprietários de lojas que fazem parte do edifício que irá receber a arte. Para acompanhar o trabalho dos guris é só acessar os perfis @apaferreira.art e @nerdguilherme no Instagram. Segue lá.
City art tour
Ao fazer um dos maiores grafites de empena de Caxias, Rafael APA Ferreira quer dar início a um movimento de valorização dos artistas urbanos locais, incentivando a pintura de mais murais gigantes. A ideia é seguir o exemplo da cidade de São Paulo, conhecida como a capital mundial do grafite. Por lá, é difícil encontrar uma lateral de prédio vazia e sem cor.
Além disso, APA Ferreira pretende trazer à cidade o conceito de city art tour, uma espécie de roteiro destinado a mostrar o trabalho dos grafiteiros daqui. Vida longa ao projeto!