O pequeno município de Muçum, no Vale do Taquari, conhecido como Princesa das Pontes e também como um dos caminhos até o famoso Viaduto 13, em Vespasiano Corrêa, acaba de ganhar mais um atrativo: esse grafite aí da foto acima, considerado um dos maiores do Rio Grande do Sul. A obra, que tem quase 500 metros quadrados, é do artista urbano caxiense Rafael Ferreira, o APA, que buscou resgatar a história dos 61 anos de emancipação política da pequena cidade em um muro de 220 metros de extensão e 2,50 de altura. No painel, pessoas importantes na trajetória de Muçum, prédios históricos e diversas cenas e belezas que fazem parte do cotidiano dos quase 5 mil moradores.
– Fui para lá um dia e conheci a cidade, conversei com a população, tirei fotos dos lugares que iam ambientar o grafite. Aí voltei (para Caxias), fiquei uma semana estudando a história do município por meio de livros. Depois, fui para lá e apresentei o esboço do trabalho – explicou APA, que contou com a ajuda do também artista urbano Guilherme Cavion, o UFA, para desenvolver o trabalho, encomendado pela empresa Decibal Móveis, há 40 anos no município.
Segundo o artista, para dar forma ao grafite foram usadas 487 latas de spray, 36 litros de tinta branca e mais de 260 horas, divididas em 22 dias de trabalho. Em Caxias do Sul, Rafael já deixou sua marca autoral, que explora elementos da fauna e flora, em mais de 200 painéis espalhados por bares, casas noturnas, restaurantes e também pelas ruas da cidade. Para acompanhar outros grafites dele é só seguir @apaferreira.art, no Instagram. Confere lá!