O ano de 2021 marca uma década de atividades do Clube do Livro de Canela. Criado com o intuito de discutir obras lidas mensalmente por um grupo de participantes, o projeto se adaptou à pandemia e passou a realizar encontros virtuais. Um dos diferenciais do clube é o esforço para incluir os próprios autores na discussão, o que vai ocorrer nesta quinta-feira (11), na atividade que abre a programação 2021 do Clube do Livro.
O convidado especial será o baiano Itamar Vieira Junior, vencedor dos prêmios literários Jabuti e Oceanos, em 2020, pela impactante obra Torto Arado. O autor aborda a questão da escravidão e do racismo estrutural impregnado na sociedade brasileira. Itamar escreveu o livro ao longo de 15 anos como servidor do Incra, visitando terras de assentamentos quilombolas, indígenas, e comunidades em situação de vulnerabilidade social.
O encontro com Itamar para falar de Torto Arado será às 19h desta quinta, via Google Meet. Os ingressos custam R$ 30 e parte do valor arrecadado será destinada à retomada Kaingang na Floresta Nacional de Canela. As inscrições são feitas pelo fernando@fccanela.com.br.
Próximo encontro
O Clube do Livro de Canela também receberá autor convidado no encontro do dia 25 de fevereiro. A atração será Jeferson Tenório, que vai conversar sobre sua premiada obra O Avesso da Pele. A temática seguirá investindo no contexto das relações raciais, já que o romance aborda o racismo de forma muito atual e contundente.
A reunião com Jeferson — que também foi patrono da Feira do Livro de Porto Alegre em 2020 — será às 19h, por Google Meet. Os ingressos custarão R$ 30 e, dando continuidade a um compromisso social firmado pelo clube, haverá o repasse de parte do valor arrecadado para o Coletivo Sankofa, que realiza estudos sobre a diversidade étnico-racial dentro e fora do ambiente escolar em Gramado e Canela.