Tem participação serrana na sexta edição do Sesc Circo de Santa Maria. Moradora de Caxias, Odelta Simonetti encarna a motoqueira e roqueira Rarley Davidson nesta quinta (3), em performance online que se integra à temática da programação: a palhaçaria feminina. As atividades procuram reforçar a presença da mulher no circo e em ambientes que destacam a comicidade. Com apresentações previstas até este sábado, o Sesc Circo conta com a contribuição de mulheres que representam a palhaçaria feminina no país.
Odelta mostra a performance Rango n’Roll, na qual sua personagem, Rarley Davidson, desafia a imagem de palhaça que habita o senso comum, partindo numa busca por identidade e pertencimento. A apresentação será veiculada às 19h desta quinta, por meio do Instagram do Sesc/RS. O acesso é gratuito.
A artista também participa de outra ação muito especial integrante desta edição do Sesc Circo. Odelta assina um dos trechos do manifesto Escuta as Palhaças, que pode ser acessado em www.sesc-rs.com.br/sesccirco. O documento traz depoimentos de várias partes do Brasil, promovendo diferentes olhares femininos sobre a palhaçaria. Os textos priorizam reflexões sobre a construção de uma comicidade que contemple questões de representação, gênero e identidade.
O texto escrito por Odelta aponta que a presença da mulher no circo esteve por muito tempo amplamente ligada a representações de graça e beleza (no exemplo das trapezistas) ou a alvos de disputa e piadas depreciativas por parte de personagens masculinos. O trabalho realizado por palhaças ao redor do Brasil contribuiu para quebrar paradigmas assim: “Podemos entender a palhaçaria feminina como um território em plena construção, onde as vozes são ouvidas e legitimadas, onde se dividem angústias, alegrias e tudo mais que contemple ser mulher e finalmente, poder rir de si mesma”, escreveu a artista.
A programação completa do Sesc Circo está aqui.