Ano de cooperação
Se viver de arte é desafiador, viver de arte em 2020 elevou esse desafio a potências jamais imaginadas. Entre os inúmeros setores atingidos mais gravemente por conta da pandemia de coronavírus, a cultura precisou reinventar palcos e mecanismos para se mostra viva.
Entre as tantas iniciativas criativas que surgiram neste complicado ano, a coluna destaca o edital Uno-me, encabeçado pela galera da escola caxiense Tem Gente Teatrando. Basicamente, eles se desfizeram de um bem – o Uno acima – e investiram a grana arrecadada num edital para contemplar artistas das periferias da cidade. Há cooperação e há esperança guardadas na história do edital Uno-me e em tantas outras iniciativas legais que ocorreram em 2020. Listamos algumas abaixo:
- O poder de adaptação de eventos como Festival de Cinema de Gramado, Órbita Literária, Canta Caxias, Música de Rua, MDBF, Bento em Dança, Foto Maratona NAV, Hip Hop nas Escolas, Maratona de Moda, etc.
- Nascimento do Bento Jazz & Wine Festival, ainda que no formato online.
- Além da atuação em prol da literatura, Instituto Quindim promoveu atividades na Semana da Mulher e trouxe Marina Colasanti a Caxias.
- Fundo Municipal de Cultura de Bento lançou edital de R$ 945 mil.
- Paralelo Festival confirma São Francisco de Paula na rota de importantes festivais musicais no RS.
- Galera do Battle in the Cypher de Bento foi escalada para o Planeta Atlântida 2020.
- Concluída a segunda etapa do mural de grafite realizado na Rua Garibaldi, marco na street art de Caxias.
- Bloco da Velha completou 10 anos, reafirmando sua função de resgate ao carnaval de rua em Caxias, que trouxe tantos frutos legais neste tempo.
- Criação do Coletivo Autoria, resultado da união de bandas independentes de Farroupilha.
- As duas décadas do Ária Trio comemoradas com a série Concerto Interior.
- A iniciativa inédita A Woman’s Blues marcou a força feminina local no gênero.
- Cenários da Serra ganharam destaque na série Desalma, e no documentário Legado Italiano.
- Grupo Beatles no Acordeon, que conta com integrantes da Serra, se apresentou no Domingão do Faustão.
- Bloco da Ovelha escolheu Ovelheza com Síndrome de Down.
- Caxiense João Maraschin e a participação na London Fashion Week
- ONG Construindo a Igualdade inaugurou a Espaço Literário Natalia Borges Polesso e encabeçou a primeira edição do bloco de carnaval Arco-Íris.
- Das inúmeras iniciativas no formato de live surgidas neste período, destacamos a atuação de artistas como Carla Vanez, Jessica Melinda e Tatiéli Bueno, além do Instituto Quindim.
- Instituto SAMbA e o projeto Território, que trouxe a Caxias nomes como Romildo Rocha e Bozó Bacamarte.
- Atuação do coletivo audiovisual Volta & Meia, que realizou lançamentos mensais de curtas.
- Rodrigo Soltton participou do Cruzeiro do Roberto Carlos.
- A publicação independente Gibi X, idealizada por Rogério Casacurta, foi a maior responsável por jogar luzes no trabalho do pioneiro quadrinista Altair Gelatti, que morreu neste ano.
- Pedro Guerra confirmou popularidade ao reunir cerca de 600 pessoas no lançamento do livro Febre.
- A incansável atuação do Conselho Municipal de Política Cultural na defesa dos interesses do setor num ano de desafios extremos.
- Pipocaram ações gratuitas locais para valorizar o aprendizado online, como os e-books disponibilizados pela editora caxiense Belas Letras, as oficinas organizadas pela Tum Tum Produtora, e tantas outras.
- Nós Todo Mundo Festival, uma das primeiras iniciativas de música online realizadas no período de quarentena, abriu as portas para muitas outras.
- z Das inúmeras lives solidárias de artistas (não conseguiríamos citar todas), que tiveram papel fundamental neste período, destacamos a do Natal do Metal, que arrecadou 23,6 mil para a compra de cestas básicas.
- Iniciativas do setor privado também contribuíram, resultando em projetos como o edital cultural aberto pela Prolar Imobiliária; o Sarau de Primavera fomentado pela Loja Magnabosco; ou o Prêmio Arte para Infâncias, viabilizado com verbas de evento organizado pelo Villagio Caxias e RSCOM.
- Proliferação dos podcasts locais, com novidades como o Vozes do Orgulho, o Atraverso e o Prende o Grito!
- Iniciativas como o Atelier Virtual e o UAV Digital, encabeçadas em diferentes esferas por Mona Carvalho, levaram as artes plásticas para o ambiente digital.
- Dezenas de ações uniram a arte ao compromisso social e à solidariedade (sintam-se todas representadas aqui).
- A popularização, ainda que meteórica, de iniciativas no formato drive-in na região.
- O Sesc e as inúmeras ações virtuais desenvolvidas no período.
- Farroupilhense Juliano Moreira participou da composição de pelo menos seis músicas do disco Eu feat.Você, do grupo Melim, indicado ao Grammy 2020.
- Causos da Gaita, série audiovisual conduzida por Rafael De Boni destacou personagens importantes na história do instrumento símbolo da música gaúcha.
- A cooperação interna – profissionais mais experientes se colocando à disposição para ajudar novatos – foi crucial para que o último edital da Lei Aldir Blanc em Caxias tivesse expressivos 591 inscritos.
Ano de incerteza
Muitas foram as notícias amargas relacionadas à cultura em 2020, grande parte delas ocasionadas pela pandemia – os estabelecimentos que fecharam, os inúmeros eventos que precisaram ser cancelados, os profissionais que ficaram sem fonte de renda, etc. Mas há também problemas que surgem do que deveria ser bom. Em Caxias, uma das situações mais complicadas enfrentadas pela comunidade cultural foi com relação à demora nos processos da lei Aldir Blanc, responsável por injetar R$ 3 milhões na cidade. O fato ocasionou pelo menos quatro protestos (foto) pedindo agilidade e desconforto geral da classe.
- Encerramento das atividades da Aliança Francesa, que organizava várias atividades culturais em Caxias; e do La Cueva Gastronomia y Arte, palco para diversas apresentações.
- Financiarte, principal ferramenta de fomento cultural municipal em Caxias, ainda não divulgou a lista dos contemplados no edital 2020.
- Paulo Périco teve atuação relâmpago na Secretaria da Cultura: assumiu a pasta no fim de janeiro, mas saiu no início de abril para poder concorrer ao pleito municipal.
- Interrupção das atividades da UCS Orquestra, uma das formações sinfônicas mais relevantes do RS.
- Fechamento do Mississippi Delta Blues Bar no endereço clássico da Estação Férrea.
- Prefeitura de Farroupilha utilizou recursos da lei Aldir Blanc para financiar decoração de Natal na cidade.
- Ministério Público precisou ser acionado para garantir a aplicação da integralidade dos recursos repassados a Caxias via lei Aldir Blanc.
- Feira do Livro de Caxias registrou forte queda nas vendas.
- Feira do Livro de Bento atrasou pagamento dos escritores participantes.