Quem passa pelas proximidades da Escola Municipal Presidente Tancredo de Almeida Neves, no bairro Santa Fé, é imediatamente surpreendido com uma fachada do prédio cheia de cor e arte. Sábado, o grafiteiro Augusto Bazzo, do Studio Gutera, inaugurou esse mural lindão aí na foto, resultado de um trabalho de dois meses de muita criatividade e dedicação. A obra faz parte do projeto Da Semente ao Risco, que oferece oficinas teóricas e práticas sobre o grafite. Gutera, como é conhecido, recrutou alunos do sexto ao nono ano para a iniciativa. O grupo aprendeu sobre a arte do grafite e pode exercitar ensinamentos com a lata de spray em mãos.
O projeto Da Semente ao Risco tem financiamento da Lei de Incentivo à Cultura municipal, atuando na formação de público para arte urbana e na democratização e descentralização do acesso à cultura. Outro objetivo é fazer com que a comunidade sinta-se inserida dentro do circuito cultural da cidade. Algo que, certamente, aconteceu entre os estudantes que ajudaram a pintar o mural e também entre os moradores do bairro que passaram a contar com arte a céu aberto e ao alcance de todos.
Além do trabalho realizado em escolas municipais, Gutera também utiliza o grafite como ferramenta educacional no contato com menores infratores.
Leia também
Confira a coleção verão 2021 da grife Di Praia
Parceria entre o Instituto SAMbA e a Fundação Marcopolo cria cartilhas para estudantes de Caxias
Sandra Cecília Peradelles: coragem, coração!
Inspiração para o Halloween: faça cakepops de chocolate
Casa & Cia: salão aposta no `urban jungle¿ para agregar relaxamento às rotinas de cuidados em Caxias
Uma noite no novo normal: concerto em Bento foi amostra de como serão os eventos em teatros na pandemia