Em tempos de distanciamento social, os artistas buscam alternativas para mostrar seu trabalho em novos palcos (das sacadas ao Instagram) e preocupam-se em como recuperar cachês cancelados ou adiados. Pensando nisso, a Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) e o Conselho dos Dirigentes Municipais de Cultura (Codic) criaram um documento com ações sugeridas aos municípios do Estado a fim de minimizar os impactos da pandemia a setores da cultura e da economia criativa. O texto será enviado para as 497 cidades gaúchas e conta com assinatura do secretário da Cultura de Bento Gonçalves, Evandro Soares, que é também presidente do Codic.
Entre as ações sugeridas pelo documento estão desde a quitação de compromissos financeiros em atraso por parte das secretarias (o que incluiria editais, cachês, contratos de serviço, etc); até a manutenção de contratos e pagamentos de artistas, realizando o reagendamento de possíveis atividades suspensas. Outra ação sugerida é a prorrogação dos prazos para inscrição em editais de Fundos Municipais de Cultura, atitude que já foi colocada em prática em Bento Gonçalves, por exemplo.
O documento propõe ainda que as cidades criem comissões especiais para acompanhar os impactos na economia do setor cultural, além da criação de campanhas solidárias e da identificação e encaminhamento de artistas com necessidades básicas (como alimentação e higiene). O texto sugere também que o tempo de distanciamento social pode ser usado para a elaboração e formação de ferramentas como Plano Municipal de Cultura, Conselho Municipal de Cultura e Fundo Municipal de Cultura.
Você pode acessar o documento completo aqui.
Leia também
Festival de Cinema de Gramado está mantido para agosto
Filme gravado na Serra e com participação de Dedé Santana, "Pura Ficção" está no YouTube
Adriana Antunes: os velhos
Campanha sugere que internautas se inscrevam nos canais de YouTube de artistas independentes
Cinemateca Capitólio oferece programação virtual
VÍDEO: novo clipe da banda Videogames celebra amor à moda antiga
Ouça o novo EP da banda Marenna