Muitos aspectos tornam especial o encontro que a Sala de Teatro Professor Valentim Lazzarotto, em Caxias, sedia neste sábado. Além de antecipar as comemorações pelo Dia Internacional do Yoga (celebrado no dia 21), o Yoga pela Paz reúne um mosaico de diferentes modalidades dentro da prática, cada uma com suas particularidades e capacidades de proporcionar benefícios específicos. A programação é resultado da união de 14 escolas de ioga da cidade, dedicadas a facilitar cada vez mais o acesso a esse universo. Até mesmo o significado da palavra ioga, que na origem sânscrita quer dizer união, acaba remetendo a esse clima.
– Este espírito está movimentando as escolas para comemorar a data em conjunto. Caxias pode ser considerada hoje um polo de ioga no Estado. Temos mais de 60 espaços que a praticam em diferentes estilos e métodos – comenta Vera Mari Damian, uma das organizadoras do encontro.
Entre as práticas mais tradicionais estão Tantra e Hatha Yoga. Mas o encontro também joga luzes a manifestações mais modernas como Ashtanga e o Kaiut Yoga, além de momentos de ioga para crianças e para gestantes. Outra novidade que integrará a programação é a Yogaterapia Hormonal, especialmente dedicada ao público feminino. A técnica foi inventada pela filósofa e psicóloga paulista Dinah Rodrigues, que propõe movimentos de ioga capazes de contribuir para um equilíbrio da produção hormonal feminina, auxiliando ainda em questões como dificuldade para engravidar, ovários policísticos e TPM. Mesmo aos 92 anos, Dinah é a única replicadora de seu método, e foi com ela que a caxiense Lis Caberlon foi buscar formação no ano passado.
– Aos 47 anos, eu já estava começando a sentir aqueles sintomas que ninguém nos avisa que vão chegar (risos). Tudo me deixava irritada, por exemplo – relata.
Lis explica que a Yogaterapia Hormonal funciona por meio do casamento entre os movimentos do corpo e a respiração intensa que comprime e alonga glândulas específicas.
– Ele ativa os hormônios em qualquer estágio da nossa vida. Essa troca entre mulheres nos fortalece também – diz.
A proposta é que, ao acessarem a técnica, as mulheres se tornem autônomas de suas práticas. Indica-se dedicação de 30 minutos por dia.
– A descoberta do teu próprio corpo é a palavra-chave para o equilíbrio – ensina.
No Yoga pela Paz, todas as pessoas são aptas a participarem das práticas. Cada um comparece com um tapetinho e à vontade de se abrir para mudanças positivas.
– Esse encontro desmistifica a prática e dá acesso aos mais variados públicos. Cada um vai sentir de uma forma em seu próprio corpo. O ioga se adapta a nós e não nós ao ioga – propõe a instrutora.
Programe-se
:: O quê: Yoga pela Paz.
:: Quando: neste sábado, das 8h às 18h30min.
:: Onde: Sala de Teatro do Centro de Cultura Ordovás (Rua Luiz Antunes, 312).
:: Quanto: entrada será um quilo de alimento ou um produto de limpeza.
Cronograma
8h: abertura.
8h30min: Meditação e Pranayamas.
9h: Ashtanga Yoga.
10h: Tantra Yoga e Yoga Kids.
11h: Hatha Yoga.
12h: intervalo com música.
12h30min: Yoga Nidra.
13h: Hatha Yoga.
14h: Kaiut Yoga e Yoga Gestantes.
14h45min: Yogaterapia Hormonal.
15h: Yoga Kids.
15h30min: Meditação Ativa dos Chakras.
16h30min: Hatha Yoga e Saudação ao Sol.
17h30min: Kirtan de encerramento.
Leia também:
VÍDEO: veja como usar o visagismo na hora de escolher o look do seu casamento
Encontro de Violeiros de Ana Rech tem sua terceira edição neste sábado, em Caxias do Sul
Dupla faz intervenção em protesto à limpeza feita pelo Executivo na cultura
Conheça os artistas selecionados para o projeto Sons que Vêm da Serra