Werner Schünemann será o anfitrião de um lançamento bem especial marcado para esta quinta (27), em São Francisco de Paula. A partir das 17h, o ator estará no Centro de Informações Turísticas da cidade (Av. Getúlio Vargas, 185) para divulgar oficialmente a primeira edição do Paralelo Festival. Ele foi escolhido para comandar o lançamento e também será o mestre de cerimônias do festival, que vai rolar nos dias 19 e 20 de janeiro, às margens do Lago São Bernardo. A coluna te adianta ainda um pouquinho do que será o Paralelo, iniciativa do porto-alegrense Paulo Heineck para agitar diferentes públicos e diferentes gerações na Serra.
— Existem festivais mais comerciais e aqueles mais alternativos, da mesma forma que existem muitos gêneros musicais, cada um com sua estrada, mas que não conversam entre si. A ideia é justamente o que o nome propõe, um paralelo entre diferentes mundos musicais. Uma diversidade de atrações que pode reunir uma diversidade enorme de público — adianta Heineck, que assina a curadoria junto com Carlos Branco, da Branco Produções.
Outro diferencial da programação é a gratuidade — o festival tem recursos de LIC e Lei Rouanet. Haverá atrações internacionais e nacionais no line-up (a coluna te conta tudo nesta sexta), misturando gêneros que vão do jazz ao rock. A ideia é que as próximas edições do Paralelo também possam reunir outras manifestações culturais além da música. Vida longa à iniciativa.