Uma conversa imaginada com um de seus escritores referência, Carlos Drummond de Andrade, rendeu a caxiense Jussára Custódia Godinho (foto abaixo) o primeiro lugar no Prêmio Lila Ripoll de Poesia, organizado pela Assembleia Legislativa do RS. O trabalho assinado por ela se chama Pois é, Drummond, os tempos mudaram. A premiação oficial ocorre no dia 15 de agosto.
– Fiquei muito feliz porque os textos vencedores também devem ser distribuídos durante a Feira do Livro de Porto Alegre – anima-se a escritora.
Professora de Língua Portuguesa da rede municipal de ensino da cidade, Jussára é uma apaixonada pelo mundo da leitura e da escrita desde a adolescência. A descoberta da internet, lá por 2003, abriu um mundo de possibilidades para ela, que passou a digitalizar em blogs e sites todos os textos que antes guardava em cadernos já amarelados pelo tempo. A escritora também aproveitou o recente tempo de reclusão em casa, imposto por um pé quebrado, para voltar a escrever com mais frequência. Foi assim que acabou participando do Prêmio Lila Ripoll de Poesia.
– Para mim, escrever é como respirar, realmente não consigo viver sem – diz.
Jussára tem quatro livros publicados: Alma TROVAdora (2011), Meu UNIVeRSO a Poesia (2012), Verde queremos ver-te (2013), e Para bons entendedores... MINICONTOS bastam! (2015). Acompanhe mais sobre o trabalho dela no blog https://jussaracgodinho.blogspot.com.
Leia também:
3por4: Veja o clipe da canção "Panca Úmida", dos caxienses da Catavento
3por4: Documentário sobre trajetória de Olívio Dutra será exibido em Caxias nesta sexta
3por4: Conheça a coleção verão 2019 da farroupilhense Tonin
3por4: DJs Jaime Rocha e Rocha Netto animam festa em Caxias no dia 28 de julho