Depois de se aventurar em frente às câmeras com a websérie Todo o Bullying da Minha Vida, disponível no YouTube e no IGTV, o escritor caxiense Pedro Guerra sobe ao palco do Teatro Pedro Parenti nesta sexta-feira (15) para uma nova fase de seu projeto multiplataforma. Trata-se de um espetáculo em formato stand-up, onde o autor de Vício (2018) recordará episódios de bullying sofridos principalmente no período escolar.
Mesmo abordando um tema pesado, Pedro Guerra promete oferecer um tom bem-humorado à narrativa, uma forma de mostrar ao público que até mesmo os episódios adversos podem trazer aprendizados para o futuro. Segundo o escritor, é importante que os adolescentes abracem a ideia de que “ser diferente é mais legal”:
— As pessoas que são diferentes podem até sofrer bullying, mas vão se destacar lá na frente. Isso aconteceu comigo e eu tento passar essa mensagem. E quanto mais a gente não se importar com aquilo que falam, sejam apelidos pejorativos ou boatos, mais a gente evita que o bullying cresça. Sei que é difícil, mas é a única arma que temos.
A peça também marca o lançamento do nono livro de Pedro Guerra, também batizado de Todo o Bullying da Minha Vida. A obra é organizada em três partes. Na primeira, são 23 crônicas com relatos pessoais sobre bullying — sempre recorrendo às pitadas de bom-humor. Na sequência, a obra traz um compilado sobre o tema e também aborda assuntos relacionados, como depressão, autoestima e respeito às diferenças. Já na última parte, Pedro reflete como é possível transformar as coisas ruins em lições para a vida.
— Eu li muitos livros sobre bullying para poder escrever sobre o assunto, mas todos eram muito teóricos. Foram escritos por professores, e não por alguém que tenha sofrido bullying. E é bem diferente falar sobre tendo vivido na pele. Não que uma abordagem seja melhor que a outra, mas entendi que esse olhar era necessário — defende.
Seja nas telas, no palco ou nas páginas, Todo o Bullying da Minha Vida é uma das apostas mais ousadas de Pedro Guerra. Aos 27 anos, o escritor já contabiliza mais de 17,5 mil seguidores no Instagram e quase 4 mil inscritos em seu canal no YouTube — sinais de uma carreira que já começa a ser associada à presença multiplataforma e à formação de leitores.
— Eu gosto de explorar os livros ao máximo, trabalhar as diferentes plataformas e tentar atrair o adolescente para a literatura. Nas escolas, vários jovens já me contaram que nunca tinham lido um livro na vida, mas acabaram gostando e conhecendo outros autores. Esse é meu objetivo enquanto escritor, ser uma porta de entrada na formação de leitores.
PROGRAME-SE
O quê: peça Todo o Bullying da Minha Vida, de Pedro Guerra, seguida de lançamento do livro homônimo.
Quando: nesta sexta-feira (15), às 19h30min.
Onde: Teatro Municipal Pedro Parenti (Rua Dr. Montaury, 1333), na Casa da Cultura.
Quanto: ingressos custam R$ 10; o livro estará à venda por R$ 25.
Informações: pelo telefone (54) 3221-3697.
Segunda sessão
Com alta procura por ingressos — mais de 80% dos bilhetes para o espetáculo de sexta já foram vendidos —, uma segunda sessão será realizada no dia 23 (sábado).