Após a saída de Marquinhos Santos, na busca por um novo comandante, o Juventude tem três nomes entre os cotados. Entre eles, um líder conhecido. Capitão alviverde em 2010 e 2011 ainda quando jogador, Umberto Louzer desponta como favorito por conhecer o clube. Porém, também seria para ele um desafio de afirmação na Primeira Divisão.
Após ser campeão da Série A-2 Paulista pelo Guarani e ter feito um bom trabalho na Chapecoense, com o acesso à elite, Umberto não decolou com o Sport e acabou demitido. Teve por lá algumas das dificuldades que poderá ter aqui, com um elenco inferior a grande maioria dos rivais. Agora, ele trará ao Alfredo Jaconi seu estilo que prima pela força defensiva, justamente o que tem faltado ao Juventude nas últimas rodadas.
Pela passagem de quatro temporadas no futebol caxiense, dá para dizer que Umberto saberia o terreno onde está pisando, além de ser um profissional sério e competente. Se o resultado final seria positivo? Isso só o campo pra dizer. De cara, são dois desafios gigantes, contra Ceará e Bahia, no Alfredo Jaconi.