Mais uma boa notícia para o setor audiovisual. Dessa vez, a boa nova vem do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O banco disponibilizará uma nova linha de crédito com orçamento inicial de R$ 400 milhões. Esse programa foi elaborado em parceria com o Ministério da Cultura e a Agência Nacional do Cinema (Ancine) e anunciado quarta-feira (19), no Dia do Cinema Brasileiro, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em uma cerimônia no Rio de Janeiro (RJ).
A linha de crédito tem como público-alvo empresas de controle nacional e aprovará projetos com valor mínimo de R$ 10 milhões em custo financeiro básico a TR (taxa referencial), de empresas de todos os segmentos da cadeia do audiovisual. Projetos de menor porte poderão também ser apoiados por meio do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE).
Modalidade de crédito
O BNDES oferece três modalidades de crédito:
- Projetos de Infraestrutura - financiar a aquisição, implantação e expansão de ativos de infraestrutura das empresas
- Projetos de Inovação e Acessibilidade - financiar investimentos em inovação ou acessibilidade
- Conteúdo e Comercialização - financiar planos de negócios para fortalecimento das empresas, com foco em desenvolvimento, produção, comercialização e internacionalização de conteúdos audiovisuais brasileiros, incluindo jogos eletrônicos, além de capacitação das empresas e profissionais